Domingo (14), durante “Operação Fiscalização de Caça”, no Munícipio de São Sebastião, os policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Ambiental deslocou até Estrada da Limeira afim de coibir a caça ilegal de animais silvestres.

Os policiais militares utilizando técnicas de rastreamento e procedimentos operacionais, realizaram aproximadamente 17 quilômetros de incursão em mata, percorrendo a extensão da trilha Padre Faustino, logrando em localizar um indivíduo portando uma arma de fogo em pronto emprego, que realizava a trilha de modo furtivo afim de abater animais silvestres. Ao ser abordado, tentou dispensar um apito tipo “pio”, instrumento que simula o canto de aves com a intenção de atrair a presa para próximo do caçador, que de forma covarde abate o animal silvestre.

Foi localizada, uma espingarda calibre 32. sem numeração aparente, 08 apitos tipo “pio”, um facão, uma lanterna, um baleiro com 14 munições recarregadas, uma munição intacta e uma deflagrada. Mesmo sendo pego em flagrante com petrechos de caça, o infrator negou a intenção de realizar a caça naquele local.

O infrator foi autuado pela Polícia Ambiental com base no artigo 25 da Resolução SMA-048/14 por Matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. Como o local dos fatos trata-se de Área Prioritária de Manejo “Sistema Viário Intermediaria/Limeira, da Unidade de Conservação de Proteção Integral “Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo São Sebastião, na cota altimétrica 570, foi aplicado o disposto no artigo 71 da Resolução SMA-048/14, que dobra o valor da autuação quando cometida em Unidade de Conservação, aplicando ao infrator multa valorada em R$ 1.000,00.

A ocorrência foi encaminhada ao Distrito Policial, onde o delegado de plantão elaborou boletim de ocorrência, arbitrando fiança no valor de R$2.500,00.

#POLICIAMILITARSP                     

#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO

COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP