Com a posse do Secretário de Segurança, professor Arthur Trindade, do Comandante-Geral da PM, Coronel César, ontem e do Diretor Geral da Polícia Civil, Eric Seba, hoje, é possível iniciar as discussões para formatar o Pacto pela Vida, que tem por objetivo a redução dos homicídios e crimes violentos no DF.
Percebe-se que os atores da segurança pública, pelo menos neste primeiro momento, estão tentando falar a “mesma língua”. Todos falam em fazer um “pacto pela vida” e em aproximar a polícia da comunidade.
O novo diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Eric Seba, tomou posse na manhã desta quinta-feira (8/1), em cerimônia no auditório da Diretoria-Geral da Polícia Civil, ao lado do Parque da Cidade. Ele assume o cargo no lugar de Jorge Xavier.
Segundo o Jornal Correio Braziliense, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) compareceu ao evento e destacou que a escolha do nome de Seba partiu de informações colhidas com todos os segmentos da segurança pública. “O novo chefe é um representante legítimo da geração Brasília. Ele tem 30 anos de atuação e é um profundo conhecedor da área. E ele tem compromisso com a segurança no DF. Precisamos avançar para que todos órgãos da segurança pública tenham a maturidade para participar da escolha de seus dirigentes. De preferência que tenham um “mandato”, que cumpram metas e que tenham um plano de ação para reduzir a criminalidade no DF.
Eric Seba, por sua vez, frisou a integração dos segmentos na área de segurança pública do DF e mostrou-se confiante com o início da gestão. “Assumo a corporação com um desafio grande, que é de desenvolver a proposta do governador, o Pacto Pela Vida, juntamente com os outros órgãos. Tenho a vantagem de ter participado do Ação pela Vida, que era um programa semelhante, do governo passado.
Por: Aderivaldo Cardoso com informações do site do Correio Braziliense.