A Polícia Militar do Distrito Federal desencadeou na tarde desta quinta-feira (27 de maio), a Operação Área Segura na região do Guará. A liberação do policiamento foi no 4º Batalhão e contou com a participação de mais de 120 alunos do Curso de Formação de Praças, além de tropas do Batalhão de Policiamento com Cães, Regimento de Polícia Montada, do Departamento Operacional (DOP) e do 4º Batalhão.


Estiveram presentes na liberação do policiamento o comandante do DOP (Coronel Naime), do 2º Comando de Policiamento Regional (Coronel Cristiano) e do 4º Batalhão de Polícia Militar (Tenente-coronel Aragão).
O comandante do 4º Batalhão, Tenente-coronel Aragão, disse que a operação intensifica o policiamento na região, aproveitando o estágio dos alunos do Curso de Formação de Praças. Segundo o oficial, depois de sua assunção ao comando do batalhão, a população trouxe diversas demandas que serão atendidas na operação desta quinta-feira.


O Coronel Cristiano, comandante do 2º CPR, falou que a operação irá ocorrer em todas as unidades do 2º CPR, iniciando nesta quinta-feira no Guará. Ele informou ainda dos vários eixos abordados pela operação, como a questão da intensificação de policiamento, manutenção da ordem pública, por intermédio de ações integradas entra várias unidades da Polícia Militar.


Durante a liberação de policiamento, o chefe do DOP, Coronel Naime, falou aos alunos do Curso de Formação de Praças. O Coronel reiterou sobre a importância do reforço de policiamento na região, a interação com comerciantes locais e ainda a relevância do policiamento comunitário. Essas iniciativas visam levantar dados e informações sobre a região, dados esses, de vital importância para o planejamento estratégico do batalhão da área.


Durante a operação, policiais militares que patrulhavam a Colônia Agrícola Águas Claras viram um veículo Fiat Uno com duas pessoas dentro. Os dois foram abordados e foi constatado que um deles era foragido da justiça, possuindo contra si um mandado de prisão. Ele foi encaminhado até a 1ª DP.


Ainda durante a operação, quando policiais militares patrulhavam a QE 07 do Guará, viram um homem em atitude suspeita. Os policiais fizeram uma busca pessoal e, após uma pesquisa, foi constatado que ele possuía contra si um mandado de prisão, sendo conduzido à 1ª DP onde ficou a disposição da justiça.