O Governo de Goiás, por meio da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), já vacinou 3.945 servidores penitenciários, de um total de 4.326, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Este número representa 91,2% do efetivo da Polícia Penal de Goiás. Aproximadamente 300 servidores já receberam a segunda dose e estão totalmente imunizados, segundo levantamento divulgado na sexta-feira (21/05).

É o caso do agente Fernando Figueiredo, que trabalha na Unidade Prisional Regional (UPR) de Quirinópolis. Ele conta que se sente aliviado ao tomar as duas doses da vacina porque estava correndo risco de ser contaminado ao exercer sua função e transmitir para familiares, colegas ou os próprios reeducandos. “Ter o privilégio de estar vacinado me traz segurança pessoal e profissional. Nós, servidores protegidos, trazemos mais segurança para o Estado no bom desempenho das atividades públicas, bem como no “servir” com segurança a população carcerária e a sociedade”, disse.


Fernando Figueiredo, servidor da UPR de Quirinópolis

Em Quirinópolis, dos 19 servidores da unidade prisional, apenas um não tomou a segunda dose, segundo levantamento realizado pela Gerência de Assistência Biopsicossocial da DGAP. Algumas unidades prisionais, como São Luiz dos Montes Belos, Santa Helena, Rio Verde, Palmeiras de Goiás, Mineiros, Joviânia e Caiapônia, têm mais de 50% do seu efetivo vacinado com a segunda dose.

Para o diretor-geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Rasmussen Rodrigues, a vacinação dos servidores dá mais segurança para eles continuarem prestando seus serviços à sociedade, já que o trabalho no sistema penitenciário não pode parar nem mesmo diante de uma pandemia. “Nossas forças de segurança não pararam. Pelo contrário, continuamos realizando nossas atividades e ainda estamos reforçando outras frentes de combate ao coronavírus, como a realização de escolta das vacinas, por exemplo”, conta.

A vacinação dos servidores do sistema penitenciário começou no dia 29 do mês passado. A inclusão das forças de segurança no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19 foi aprovada pelo Centro de Operações de Emergência de Goiás (COE-GO) e determinada pelo Governo de Goiás por meio da Resolução n° 030/2021, publicada no Diário Oficial no dia 24 de março.

Diretoria Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO