Quem observa uma equipe da Polícia Militar realizando policiamento ostensivo não consegue ter a dimensão da produtividade entregue diariamente à população do Distrito Federal. Fizemos uma análise dos dados estatísticos do último fim de semana para demonstrar o resultado alcançado por toda a corporação.
Entre 0h de sábado (19) até 23h59 de domingo (20), a PMDF atendeu 950 ocorrências, uma média de quase 20 ocorrências a cada hora. Esses atendimentos podem variar de situações simples até chegar em casos mais complexos como ocorrências com reféns.
Desses atendimentos, 54 foram de flagrantes pelos mais diversos delitos. Portanto, a PMDF é responsável por deter em flagrante mais de uma pessoa a cada hora.
Por ser um dos maiores vetores para o cometimento dos mais diversos delitos, desde crimes patrimoniais até crimes contra a vida, a arma de fogo sempre é um dos alvos principais das ações policiais. Foram 19 armas apreendias em 48h, ou seja, uma arma a cada 2h30.
A PMDF tem atuação reconhecida também no combate à violência contra a mulher. Nas 48h analisadas, foram 137 ocorrências envolvendo a Lei Maira da Penha (11.340/2006), quase três ocorrência por hora. Atuando de forma preventiva, as equipes do Policiamento Orientado à Violência Doméstica e Familiar (Provid) realizaram 25 visitas.
O Centro de Operações Policiais Militares (Copom) recebeu 2.357 ligações via 190. Quase um chamado por minuto. Infelizmente 159 desses chamados foram trotes.
Além da quantidade de atendimentos, a PMDF tem uma grande preocupação com a qualidade do serviço prestado. Uma das formas é medir o tempo médio de chegada de uma equipe ao local de chamado. No fim de semana, o tempo médio foi de 8 minutos.
Como órgão responsável pela manutenção da segurança pública, a PMDF investe em alternativas que sejam mais efetivas que a repressão policial e uma delas é a mediação. De todas as ocorrências atendidas em 48h, 140 foram resolvidas no local apenas com a mediação policial.
Esta é uma pequena amostra da complexa atividade exercida pela Polícia Militar no dia a dia nas ruas do DF. A análise destes dados demostra a quantidade e a qualidade do serviço prestado e serve de parâmetro para estudos que guiam a instituição na busca de um serviço de excelência para a população.