A Delegacia Geral de Polícia Civil do Maranhão informa que foram encerrados na última quarta-feira(23), os processos de seleção por meio do Teste de Aptidão Física (TAF) para os candidatos que devem participar do O Curso de Operações Táticas Especiais (COTE) que começa no próximo dia 1º de julho em um evento a ser realizado da sede da Secretaria de Segurança do Maranhão.
O Curso de Operações Táticas Especiais (COTE) é o curso de especialização da Polícia Civil do Estado do Maranhão que visa qualificar pessoal em Operações Táticas de natureza especial tanto em área urbana quanto em área rural, assim como em atividades aéreas e aquáticas.
Foi realizado a pré-seleção por meio do Teste de Aptidão Física – TAF, buscando selecionar os policiais mais bem preparados fisicamente. Somente após inscrição e aprovação no TAF, será permitido ao candidato inscrever-se efetivamente para participar do COTE.
Neste ano, 33 profissionais da segurança de vários estados se inscreveram para participar do curso. Além de policiais civis e militares do Maranhão, o TAF contou com a participação de policiais civis dos Estados do Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina e Pernambuco, bem como contou com a participação de integrantes da Polícia Penal e da Polícia Rodoviária Federal(CE).
Durante o TAF o candidato foi submetido a uma corrida no percurso 8.000 metros (oito mil metros) no tempo de 50 (cinquenta) minutos; corrida Resgate 100 metros, sendo realizada no percurso de 100 (cem) metros carregando outro candidato de peso semelhante, em tempo que não superior a 42 (quarenta e dois) segundos; flexão de braços; abdominal Supra/Infra; Barra fixa; Flutuação; Natação, quando deveria nadar a distância de 300 (trezentos) metros no tempo máximo de 8 (oito) minutos; Apneia Horizontal, quando deveria percorrer ininterruptamente debaixo d’água (totalmente submerso) a distância de 15 (quinze) metros. Por fim, durante quatro dias o candidato passou pelo teste prático de tiro que também faz parte do Teste de Aptidão Física(TAF).