Chefe do DOP agradece empenho dos policiais lotados nas unidades operacionais.

Na tarde desta quinta-feira (15), o Comandante do Departamento Operacional (DOP), coronel Naime, reuniu os comandantes das Unidades para discutir os resultados operacionais dos 100 primeiros dias do atual Comando e traçar linhas de ação para o 2º semestre de 2021.
Inicialmente o comandante agradeceu as unidades operacionais pelo êxito em eventos de grande porte, como a Copa das Américas, o caso Lázaro, a Área de Segurança Prioritária (ASP – Estrutural) e as manifestações que voltaram a ser recorrentes na Esplanada dos Ministérios.
Outro motivo de agradecimento foram os excelentes resultados com a redução dos índices criminais.
Nos crimes contra o patrimônio a redução atingiu cerca de 20%, um dos tipos criminais que mais atormentava a vida dos cidadãos. Já no crime de roubo em transporte coletivo a redução foi superior a 50%.
O coronel Naime reportou esses resultados ao empenho do efetivo regular que atua diuturnamente nas ruas do Distrito Federal com o apoio das unidades especializadas.
Além disso, foi evidenciado o emprego mais racional dos recursos operacionais, como o incremento das abordagens das equipes de trânsito ao transporte coletivo, com subsídio em análise criminal.

Redução de mais de 50% em roubos em coletivo

Para seguir com os bons resultados para a segurança da população, foi solicitado aos comandantes que as equipes de Serviço Voluntário Gratificado reduzam o tempo até a “entrada no ar”. Isso significa que mais viaturas estarão disponíveis para o policiamento preventivo e para o atendimento de ocorrências.
Foi recomendado que as unidades envidem esforços para empregar os recursos da operação Quinto Mandamento de forma mais objetiva, levando em consideração a mancha criminal em suas respectivas áreas. A Operação Quinto Mandamento tem por objetivo a redução de crimes violentos letais intencionais (CVLI). A operação conta com a participação das unidades de área, das unidades especializadas, da PCDF e de órgãos do GDF como o DF Legal e o Detran.
Os comandantes de unidade também foram instados a buscar o aperfeiçoamento de seus efetivos, por meio de instruções de quadro e atualizações de forma mais frequente e constante. O Coronel Naime citou, por exemplo, a habilitação em fuzil recentemente realizada pelo efetivo administrativo e de escalas do Departamento.

Efetivo do DOP em treinamento no BOPE

Por fim, aberta a palavra aos comandantes, o coronel Alcenor, Comandante do 3º CPR, agradeceu pela transparência e pela abertura do atual comando com vistas ao processo decisório afeto à área operacional da Corporação.
Por sua vez, o Tenente-Coronel Darlan, Comandante do Batalhão de Sobradinho (13º BPM), agradeceu pelo rápido encaminhamento do DOP para a solução de problemas enfrentados pelas unidades de área.
Parafraseando o lema do Batalhão de Operações Especiais, o coronel Naime encerrou a reunião reforçando que a força do DOP está nas unidades dos esforços de todo o efetivo que atua na área operacional da Corporação.

Fonte: DOP