A Agência Goiana de Habitação (Agehab), realizou, na manhã desta segunda-feira (26), o sorteio das 50 moradias em construção no Residencial Dona Mulata, em Paraúna, na região Oeste do Estado. Quem acompanhou de pertinho o sorteio foi a diarista Suely Sarmento Guedes, que tem quatro filhos. Ela estava presente no Centro de Convenções de Paraúna quando seu nome foi chamado. Chorou de alegria e agora se prepara para entregar toda a documentação exigida. Com assim, dar adeus definitivo ao aluguel. “Está muito difícil pagar todas as contas sozinha e cuidar de quatro filhos. Agora, eu acredito que nossa vida vai melhorar. Vou providenciar todos os documentos e receber com muito gosto a equipe de assistentes sociais que vai me visitar”, revelou a diarista.
O sorteio foi realizado em sistema desenvolvido pela própria Agehab e acompanhado pelo presidente da Agência, Lucas Fernandes, que representou o governador Ronaldo Caiado. Ele destacou a celeridade das obras no Residencial Dona Mulata, que devem ser entregues no final do mês de agosto. “Nossa equipe trabalhou muito para garantir que esse sorteio acontecesse com a maior transparência e seriedade. É muito caro ao governador essa proximidade com a comunidade. Na gestão de Caiado, ninguém vai ser contemplado porque apoiou ou deixou de apoiar determinado político. O tempo de apadrinhamento acabou, hoje todos podem participar de forma igualitária”, ressaltou Lucas Fernandes.
Segundo ele, a partir de amanhã, as equipes de assistentes sociais do Município e da Agehab começam a entrar em contato com cada uma das famílias sorteadas, que deverão apresentar toda a documentação. “Quem prestou corretamente as informações não tem com que se preocupar. Mas se for detectada alguma irregularidade, a família será eliminada e nova família será chamada do cadastro reserva”, detalhou ele. Além dos 50 candidatos pré-selecionados, foram sorteados 100% deste total para a composição de cadastro reserva, que será utilizado caso as famílias sorteadas tenham sua documentação indeferida.
Lucas Fernandes também conclamou trabalhadores da construção civil da cidade, como pedreiros e pintores para atuarem nas obras. Ele lembrou que, além de levar moradia a quem precisa, a construção civil gera emprego e renda para a comunidade local.
Segundo ele, cada moradia contou com investimento aproximado de R$ 110 mil, considerando também o lote, será doada a custo zero para os beneficiários que se enquadrarem nas condições previstas em edital. Participaram do sorteio 698 famílias habilitadas que se inscreveram pelo site www.agehab.go.gov.br.
O sorteio foi realizado por sistema eletrônico, 100% auditável a qualquer tempo, e transmitido ao vivo pelo YouTube e Facebook da Agehab. As 50 moradias do Residencial Dona Mulata fazem parte do Programa Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS). A cidade é piloto de um novo sistema de parceria para construção de moradias entre o Governo de Goiás e os municípios para famílias com renda de até três salários mínimos.
A obra em Paraúna, lançada pelo governador em abril deste ano, já está com mais de 65% de execução, com as casas na fase de acabamento. A lista com os nomes das famílias beneficiadas e cadastro reserva está disponível no site da Agehab.
O investimento do Governo de Goiás no Residencial Dona Mulata, situado na entrada da cidade, às margens da GO-320, é R$ 3,4 milhões de recursos do Fundo de Proteção Social (Protege). A Prefeitura de Paraúna doou o terreno regularizado e urbanizado. O Estado está bancando integralmente o valor da construção.
O prefeito de Paraúna, Paulinho do Luzitana, agradeceu ao governador e ao presidente da Agehab pela oportunidade de lançar esse programa que será modelo para todo o Estado. “Não foram medidos esforços para tirar do papel esse programa. É uma equipe dinâmica, séria, transparente e comprometida com a sociedade goiana. Tenho certeza de que essas casas vão chegar de fato a quem realmente merece e precisa”, afirmou Paulinho.
Fonte: Agência Goiana de Habitação- Agehab