Guardas municipais atuam com cães na Leopoldina – Divulgação / Prefeitura do Rio

A Guarda Municipal Do Rio (GM-Rio) reforçou, desde o mês de maio, o patrulhamento preventivo na região da Leopoldina, em Santo Cristo, com emprego de cães para promover o ordenamento urbano e também proporcionar maior sensação de segurança a motoristas, passageiros de transportes públicos e pedestres que circulam diariamente na região.

O trabalho é realizado por guardas do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) e acontece diariamente contando com três agentes e dois cães. Em cerca de dois meses de atuação, foram aplicadas 91 multas de trânsito e registradas 27 ocorrências, sendo a maioria de auxílio ao público, principalmente em casos de acidentes de trânsito, panes mecânicas e socorros diversos.

Entre as ocorrências, houve uma apreensão de réplica de arma de fogo e cinco telefones celulares embaixo do viaduto da linha do trem que corta a Avenida Francisco Bicalho, no dia 05 de agosto. O material foi apreendido e conduzido para a 18ª DP (Praça da Bandeira). Já no dia 07 de julho, os guardas ajudaram um menino de 3 anos de idade que estava perdido a reencontrar o pai. A equipe foi acionada por um homem em situação de rua de 45 anos, que avistou a criança na Rua Francisca Eugênia esquina com a Rua Francisco Bicalho. Os guardas levaram a criança para a 17ª DP (São Cristóvão), onde a ocorrência foi apresentada à autoridade policial. Posteriormente, o pai da criança apresentou-se na delegacia e resgatou o filho.

– Nosso principal foco para reforçar o patrulhamento preventivo na Leopoldina foi o combate à desordem. Recebemos várias reclamações, principalmente em relação a vendedores ambulantes que assediavam motoristas que paravam no sinal. Além de coibir essa e outras desordens, nosso efetivo também tem atuando em muitas ocorrências de socorro e apoio aos cidadãos – destaca o comandante da GM-Rio, Inspetor Geral José Ricardo Soares.