Quatro armas de fogo foram retiradas das ruas do Distrito Federal na madrugada do último domingo (8) por Policiais Militares do 15º Batalhão.
As ações começaram por volta das 0h30 depois que os patrulhavam no Setor de Cargas, próximo a EPTG, e ouviram 3 disparos de arma de fogo. Os policiais identificaram que os disparos vieram de um carro. O veículo foi seguido e interceptado. O suspeito foi identificado e conduzido à 8ª Delegacia.
Em outra ocorrência, no contexto do projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), os policiais militares do Grupamento Tático Operacional (Gtop 35), foi acionada pelo Centro de Operações da Polícia Militar para o atendimento de furto em comércio no Setor Santa Luzia. Durante a diligência no local, esta equipe escutou um disparo de arma de fogo e imediatamente deslocou para uma casa ao final da rua onde um casal discutia. O casal alegou ter utilizado fogos de artifício, porém de pronto percebeu que estavam mentindo, tendo em vista que foi localizado em frente à casa um estojo deflagrado de calibre 22.
Na casa do casal foi localizada, dentro de um armário, uma caixa contendo 15 munições de calibre 22 e dois estojos de calibre 38 deflagrados. A arma de fogo foi encontrada dentro do freezer da geladeira. Os envolvidos foram encaminhados para a 8ª Delegacia.
A equipe do Gtop 35, também em patrulhamento na 26 de setembro, foi informada que um homem ameaçava uma mulher portando uma de fogo.
Em posse dessas informações a equipe iniciou as diligências e localizou o suspeito e dentro do veículo estacionado no seu lote foi encontrada uma pistola 9mm, G2C Taurus, com 17 (dezessete) munições intactas e 3 (três) deflagradas.
Então os objetos foram apreendidos e o abordado foi conduzido à 8ª Delegacia. Já a vítima de violência doméstica será acompanhada pelo Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica (PROVID) da PMDF.
Esse é uma amostra da alta produtividade entregue pelos integrantes do 15º Batalhão que, somente no ano de 2021 já apreendeu 66 armas de fogo.
O 15º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal atende a Cidade Estrutural, a comunidade de Santa Luzia, sua atuação estende também pelo SCIA, a região do Assentamento 26 de Setembro, Cidade do Automóvel, Setor do Jóquei Clube, Setor de Cargas e o Setor de Chácara Lúcio Costa.