A cerimônia de passagem de Comando de 1º Batalhão de Polícia Militar do DF ocorreu na tarde desta quinta-feira (12), no pátio do próprio batalhão. Devido à pandemia, excepcionalmente o evento não teve tropa formada face às medidas de enfrentamento do COVID 19 adotadas pela corporação.
A solenidade formaliza a transmissão do comando do Tenente-Coronel Elisson Fernandes de Castro para o Tenente-Coronel Juany Alessandro da Silva Lopes.
Segundo o novo comandante, a nova etapa da carreira será um ótimo desafio e um grande orgulho. “Trabalhei durante 19 anos no Departamento de Controle e Correição e agora vou assumir uma unidade operacional. Será um novo desafio de lidar diretamente com a comunidade e comandar o policiamento ostensivo e preventivo. Mas será com grande satisfação, pois meu pai era policial militar e trabalho no 1º Batalhão onde agora serei o comandante.” Disse o Tenente-Coronel Lopes.
O Comandante-Geral da PMDF, Coronel Vasconcelos, esteve presente na formatura e felicitou os comandantes substituto e substituído. “A cada um de vocês desejo sucesso! Deus abençoe para que possamos seguir juntos trabalhando em prol da nossa comunidade, em prol do Distrito Federal e que a PMDF seja um vetor importante para que essa missão de cuidar do DF seja cumprida.” Finalizou o Comandante-Geral.
História do 1º BPM
A 1º unidade da PMDF se instalou em Brasília em um Galpão chamado Forte Apache, no Setor Policial Sul em 14 de novembro de 1966.
O Batalhão surgiu com policiais voluntários do 6º Batalhão de Polícia Militar de Guanabara que vieram para a nova capital.
Em1968 o Batalhão ganha instalações próprias, onde hoje se localiza a Academia de Polícia Militar de Brasília. Por meio de um decreto, no ano de 1996 é denominado de “Batalhão Pioneiro”. Que mais para frente passa por uma reforma, construída com base na filosofia do desenvolvimento sustentável, seguindo padrões ecológicos.
Hoje os policiais que atuam na unidade são responsáveis pelo patrulhamento nas quadras residenciais e comerciais de toda a Asa Sul, além do Setor Comercial, Hoteleiro e Bancário Sul, Setor de Autarquias Sul, Setor de Clubes Esportivos Sul, Setor de Rádio e Televisão Sul, Parque da Cidade e Vila Telebrasília.
O Batalhão é pioneiro em estabelecer laços de confiança entre os policiais e a comunidade. O objetivo é aproximar, integrar e proteger o cidadão. Por isso o batalhão fortalece ações de policiamento comunitário:
1 – Programa Policiamento Vizinhança: é um policiamento comunitário direcionado a atender os moradores e trabalhadores das áreas residenciais da Asa Sul, buscando dessa forma, aproximar, integrar e proteger o cidadão de Brasília.
2 – PROVID: um policiamento que atende a chamados de Violência Doméstica Contra Mulher, Violência ou Negligência Contra Criança, Adolescente e Idosos ou qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade.
3 – Postos Comunitários de Segurança: localizados no SCS e Parque da Cidade, os PC’s são postos fixos com policiamento 24h, atendendo as demandas e garantindo a segurança dos usuários desses setores;
Além disso, o Batalhão Pioneiro mantém de ações de prevenção e abordagens:
4 – RP’s: são viaturas de Rádio Patrulhamento que atendem a todas as ocorrências policiais militares na Região Administrativa da Asa Sul, atuando de forma preventiva e repressiva para gerar maior segurança para a sociedade brasiliense.
5 – GTOp: o grupamento tático do 1º batalhão é responsável por atender as demandas policiais de grande vulto, tais como: manifestações populares, sequestros e tráfico de drogas. Dessa forma, visando diminuir a criminalidade na Asa Sul.
Fotos: Rodrigo/CCS