O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, e o diretor-geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Rasmussen, representaram o Estado na inauguração do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Centro-Oeste (CIISPR-CO), em Mato Grosso do Sul, na manhã desta quinta-feira (19/8). A solenidade contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
O CIISPR-CO vai promover a integração da atividade de inteligência e dar agilidade à troca de informações entres as forças de segurança de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Por isso, ele será composto por profissionais das quatro unidades da federação.
Entre as principais funções do Centro Integrado está a coleta, análise e disseminação de informações estratégicas para tomadores de decisão dos estados e demais órgãos de inteligência da segurança pública do país. Estes dados vão subsidiar a elaboração de estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas e drogas e, consequentemente, a redução da criminalidade.
O CIISPR-CO faz parte da Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública que contempla também o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N). O Governo Federal investiu cerca de R$ 2 milhões na aquisição de equipamentos tecnológicos para estruturação da unidade de Inteligência que atenderá a região Centro-Oeste.
Além da região Centro-Oeste, também estão em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da região Nordeste (CIISPR-NE), da região Sul (CIISPR-SUL) e da região Norte (CIISPR-N), os quais juntos já realizaram mais de 10 mil transmissões de documentos de inteligência. Com ativação do CIISPR-CO, a Rede CIISP terá acesso a aproximadamente 350 bases de dados de 23 unidades federativas do país.