No dia 20 de agosto o BATALHÃO AMBIENTAL agraciou com a Medalha de Mérito HERÓIS DA TOMADA DE MONTE CASTELO: o Chefe do Estado Maior, Cel Reginaldo de Souza Leitão, o praça mais antigo da Unidade; o praça que mais se destacou na confecção de TCO’s e o praça que mais se destacou em atendimento de Ocorrências Policiais Militares Ambientais.

A Medalha, instituída pela Resolução n°01/20018 da Associação dos Ex Combatentes do Brasil – Seção Rio de Janeiro, tem o intuito de assinalar o grande feito militar da Força Expedicionária Brasileira e homenagear todos que direta ou indiretamente dela tomaram parte, eternizando nas mentes, almas e corações a memória dos inexcedíveis sacrifícios realizados pelos Combatentes Brasileiro em prol da Liberdade e da Democracia.

A medalha destina-se a galardoar os Ex Combatentes do Brasil, assim como personalidades civis e militares, bem como Instituições Públicas e Privadas que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas Brasileiras, à AECB/RJ, às Forças de Segurança Estaduais e Municipais e à Sociedade Brasileira em geral.

História da medalha:

A Polícia Militar do Distrito Federal teve participação atuante na Segunda  Guerra Mundial com o envio de militares para compor a Força Expedicionária Brasileira. À época, a PMDF estava baseada na então capital brasileira, o Rio de Janeiro. Em 8 de maio de 1945 as tropas alemãs se renderam por completo e puseram fim à batalha.

Foi em consequência ao conflito mundial que a denominação Polícia Militar oficializou-se no Brasil, graças ao prestígio do termo após a guerra.

Um dos momentos mais importantes da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial foi a Batalha de Monte Castelo, na Itália. Mesmo com equipamento inadequado e enfrentando temperaturas negativas, as tropas nacionais derrotaram os alemães entrincheirados no monte.