A Polícia Militar participou do 1º Simpósio de Prevenção à Fraude e à Corrupção: O Controle Interno nas Forças de Segurança Pública do Distrito Federal, na tarde desta terça-feira (31), no auditório do Detran/DF, com o objetivo de disseminar experiências voltadas à implantação e fortalecimento dos programas de controle interno, ética e integridade.

O evento foi realizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) e contou com a presença das seguintes autoridades: secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo, comandante-geral da Polícia Militar, coronel Vasconcelos e do comandante-geral do Corpo de Bombeiro Militar, coronel Bonfim, além de servidores do Detran, oficiais e praças da PMDF e CBMDF e outros participantes.

Ao todo, foram disponibilizadas 70 vagas para servidores dos órgãos do sistema de segurança, encarregados de implantar programas de integridade, gestão de riscos, avaliação de conflitos de interesses, controles preventivos em geral.

O evento contou com a participação dos seguintes palestrantes: coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade da Controladoria-Geral do DF, Robson Lopes da Gama Júnior; chefe da Seção de Gestão Estratégica e Projetos do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Luís Cláudio da Fonseca Franco; diretora da Divisão de Controle da Polícia Civil do DF, delegada Jun’Áurea Costa Bezerra de Carvalho; diretor de Logística e Finanças da Polícia Militar do DF, coronel Bilmar Angelis de Almeida Ferreira e a chefe da Unidade de Controle Interno do Detran-DF, Danielle Cristiny Costa Zenni.

“Fizemos esse encontro para troca de experiências e para reforçar nossos sistemas de controle e prevenção. Este tema faz parte da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, que inclui o objetivo de reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas”, explicou o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

Durante o uso da palavra, o coronel Vasconcelos falou sobre o exemplo que as instituições da Segurança Pública devem ter. “Nós devemos ter a responsabilidade dobrada quando a gente fala de integridade, controle, prevenção à corrupção, porque além de sermos servidores públicos, somos servidores públicos da Segurança Pública, e o que nós representamos para a sociedade, acaba tendo uma responsabilidade muito maior.”

Fotos PMDF/CCS: Paulo Jamir.