Na tarde desta segunda-feira (13), ocorreu no auditório do Templo da Boa Vontade, a aula inaugural do XXXVII Curso Operacional de Cinotecnia 2021, nível misto, ministrada pelo coronel Escobar, primeiro comandante do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães).

Estiveram presentes no evento a primeira-dama e Secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, que é a madrinha da turma, o Secretário de Economia, André Clemente Lara de Oliveira, o Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Márcio Michel, o Comandante-Geral da PMDF, coronel Vasconcelos e o Subcomandante-Geral, coronel Hércules.


O Comandante-Geral deu início a solenidade agradecendo a presença de todos, dando boas-vindas aos policiais que iniciarão o curso. Ele ressaltou que vem acompanhando o avanço e os resultados do Batalhão de Policiamento com Cães. Citou as várias operações com outras unidades especializadas e com os batalhões de área.


O Conselheiro Michel relembrou da sua trajetória que teve início com seu ingresso nas fileiras da PMDF, como praça, em 1983. Parabenizou o comando da corporação e agradeceu o convite para o evento. Por fim, falou orgulhoso, que um dos seus filhos, hoje, faz parte da corporação como cadete da Academia de Polícia Militar de Brasília.


Já o Secretário de Economia enalteceu o trabalho realizado pelo Batalhão de Policiamento com Cães afirmando que é um exemplo a ser seguido. Falou que há um decreto em construção para que os cães que passarem para inatividade ou tombarem em serviço sejam homenageados com solenidades honrosas.


A Secretária de Desenvolvimento Social, emocionada, falou da satisfação em ter sido convidada para ser madrinha do curso. Recordou com saudosismo que na sua infância frequentava projetos sociais realizadas em batalhões da Polícia Militar. Lembrou, também, que os cães que participarão do curso serão voluntários e que tem desejo, ao final do curso, de adotar um dos cães. Terminou sua fala, se dirigindo aos policiais: “Vocês são os heróis da sociedade”.


Os três convidados receberam das mãos do Comandante do Batalhão de Policiamento com Cães, major Reis, e do Comandante-Geral da Corporação um certificado e uma medalha com a insígnia do BPCães timbrado em sua face.

Aula inaugural

A aula inaugural teve início com breves palavras do atual Comandante do BPCães, major Reis, relembrando que no passado, os cães eram treinados para apenas um tipo de detecção, porém hoje, o mesmo cão, sai do curso pronto para detecção de várias substâncias, materiais e pessoas. Por fim passou a palavra para o palestrante da aula inaugural, primeiro Comandante do BPCães e atual Comandante do 4º Comando de Policiamento Regional, Coronel Escobar.


O palestrante inciou sua fala fazendo um breve histórico do policiamento com cães na Corporação. As primeiras ações ocorreram no ano de 1968 ainda no 1º Batalhão de Polícia Militar, “Batalhão Pioneiro”. No início da década de 70 criou-se a Companhia de Operações Especiais formada por policiamento com cães, motociclistas e um grupamento de policiamento de choque.


O tempo passou, e já fazendo parte o Batalhão de Operações Especias (BOPE), em 2011, o Batalhão de Policiamento com Cães foi criado por meio de decreto, no qual o palestrante teve a honra de ser o primeiro Comandante.
Formado no curso de cinotecnia que ocorreu em 1999, o coronel Escobar disse que o Curso de cinotecnia, um dos mais antigos da Corporação, não depende somente do policial, e sim do perfeito entrosamento do homem e do animal.
Comentou que o cachorro tem uma grande capacidade de memória, que o cão não tem somente o olfato apurado, mas também a audição. Disse que o recorde de apreensão de drogas ocorrida em uma só ocorrência aconteceu no ano de 2018, em apoio a Polícia Federal na qual foram apreendidas 2,5 toneladas de maconha.
Por fim, o coronel disse que além do treinamento para detecção há um treinamento denominado mantrainling, que é uma técnica empregada, onde o cão realiza uma busca específica por meio do cheiro de um indivíduo, levando em conta: o clima, o vento e a topografia. Esta técnica possibilita achar trilha mais antigas.

Assim como os convidados civis, o palestrante também foi agraciado com um certificado e uma moeda do BPcães. 


Também prestigiaram o evento o Chefe do Estado-Maior, coronel Reginaldo, Chefe do Centro de Inteligência, coronel Cecílio, Chefe do Centro de Comunicação Social, coronel Edvã, Comandante do CPME, coronel Carlos André, Diretor do DEC, coronel Rodrigo, Diretora da DPM coronel Ana Paula, Chefe da P1 do EM, coronel Nilson, O curso, que em todas as suas edições já formou mais de 800 pessoas, terá a duração de duração três meses.