A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (20), a capacitação de vinte e cinco policiais militares, três policiais civis e dois policiais penais no Curso de Operações de Inteligência (COI). A abertura do curso foi marcada pela palestra “A inteligência de segurança pública e sua efetividade no combate à criminalidade”, ministrada pelo delegado Nelson Pimentel, da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE).
O evento contou com a presença do diretor de Planejamento e Gestão Interna da Aesp, delegado Nartan da Costa Andrade, do delegado Edvando França (DIP/PCCE) e do policial penal Alexandre Mendes, da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Administração Penitenciária (Coint/SAP).
Para o coordenador da Coin/SSPDS, a inteligência é hoje um dos principais aparatos da segurança pública no combate e prevenção à criminalidade, e destacou a importância dessa qualificação. “Esse curso completa uma tríade de capacitação de inteligência de segurança pública aqui no estado do Ceará. Nós já tivemos outros dois cursos realizados aqui na Aesp, que foi o Curso Básico de Inteligência voltado para a capacitação inicial do nosso policial de inteligência e o Curso de Interceptação de Sinais que é voltado para o analista, e agora com esse Curso de Operações de Inteligência, a gente capacita nosso agente de campo e fecha a nossa tríade de operações tão necessária para o trabalho de inteligência de segurança pública, que hoje em dia tem sido o diferencial no combate à criminalidade no estado do Ceará”, pontuou Nelson.
Segundo o Plano de Ação Educacional da Aesp, serão 96 horas/aulas de conhecimentos teóricos e práticos das principais ações de coleta e busca com o emprego de técnicas operacionais utilizadas para obtenção de dados. As instruções acontecem até o próximo dia 30.