A Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), por meio da Gerência de Assistência Biopsicossocial e da Coordenação de Saúde do Servidor, e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) vão realizar, na próxima segunda-feira (27/9), às 9h, uma palestra ministrada por especialistas para abordar o combate ao suicídio no sistema prisional de Goiás. O encontro será presencial e vai acontecer no Auditório 4 da PUC (em frente à Praça Universitária).

O público-alvo do evento são os policiais penais e servidores da administração penitenciária. A palestra tem como finalidade abordar a valorização da saúde do servidor e alertar para a gravidade dos aspectos que envolvem o suicídio.

Além do Setembro Amarelo, a campanha do Setembro Dourado também está sendo realizada pela DGAP. Por isso, os policiais que participarem da palestra podem contribuir com doações de fraldas e leite em pó para crianças e adolescentes que estão em tratamento no Hospital Araújo Jorge.

O evento faz parte do projeto “Setembro Amarelo — Prevenção ao Suicídio no Sistema Prisional Goiano”, desenvolvido pela DGAP, por meio da gerência e da coordenação mencionadas anteriormente. Entre os palestrantes da mesa-redonda vão estar presentes o médico psiquiatra, Jairo Ribeiro, os psicólogos Natanael de Sousa e Denisard Diniz, além da diretora das Ciências Sociais e de Saúde da PUC, doutora Juliany Gonçalves, que estuda sobre a saúde mental de policiais.

O encontro tem o objetivo de informar o público sobre o tema e os efeitos que ele provoca para que, a partir disso, seja possível propor alternativas para combatê-lo. Alguns tópicos que serão discutidos: Barreiras para a detecção e prevenção do suicídio; Mitos sobre o comportamento suicida; Dados do suicídio na segurança pública no país e em  Goiás; Fatores de risco e de proteção; Identificação de sinais de alerta; Promoção da saúde mental.

 

Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO