Delegados, inspetores e escrivães da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) participam, até a próxima sexta-feira (24), do curso de aprofundamento no Sistema de Informações Policiais (SIP3W), na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).
O treinamento de 40 horas/aula é realizado no novo laboratório de informática da Aesp e visa habilitar os participantes para uma maior utilização do dispositivo na atividade policial, maximizando a eficiência e efetividade do serviço desempenhado pelos agentes que utilizam o aplicativo.
O coordenador do curso, delegado Felipe Porto Segundo, explica que a estruturação e organização dessa capacitação contou com uma interação direta da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Comissão do SIP3W e da Coordenação de Tecnologia da Informação (Cotic) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
“Aqui na Copol, temos uma comissão, que é presidida pela delegada Socorro (Portela) e que rotineiramente acompanha alguns erros de cadastramento, algumas interações de sistema e usuários que precisam ser melhorados. Aqui nessa Comissão tentamos evoluir o sistema, trazer um melhoramento, com a parceria especificamente dos operadores”, pontuou Felipe.
Segundo o Plano de Ação Educacional da Aesp, a matriz curricular do curso é composta por quatro disciplinas essenciais. São elas: Disciplina 1 – Procedimentos e Cadastramentos; Disciplina 2 – Relatórios Gerenciais; Disciplina 3 – Módulo Mandado de Prisão, e Disciplina 4 – Problemas e Soluções.
“A primeira trata justamente do processo de cadastramento de pessoas, de indivíduos, de infratores, de vítimas e os professores abordam várias séries de complicadores que podem existir durante esse momento. Esses relatórios que estão disponibilizados no SIP, no dia a dia da delegacia, orientam a autoridade policial no melhoramento de metas, saber quais são as atividades mais rotineiras da delegacia. Na última disciplina, são mostrados para os alunos os principais problemas e quais seriam as soluções, isso tudo dentro da vivência dos professores”, destacou o delegado Felipe Porto Segundo, coordenador do curso.
João Jefferson Casseb, que é escrivão há 13 anos, é um dos alunos do curso e destaca a importância dessa qualificação. “O SIP3W é uma ferramenta importantíssima no trabalho da Polícia Civil, tanto investigativa quanto organizacional. Essas evoluções que houve no sistema e as quais estão sendo repassadas nesse curso são extremamente relevantes e bastante pertinentes ao nosso serviço fim”, avalia o policial.
Essa é a terceira turma do curso de aprofundamento no Sistema de Informações Policiais SIP3W promovida pela Aesp este ano. A turma atual conta com policiais civis lotados em delegacias de Fortaleza, Icó, Aracoiaba, Jaguaruana, além de servidores lotados em unidades especializadas, como o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Outras duas turmas estão previstas para acontecer no mês de outubro.