O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, condecorou o ministro da Defesa, Braga Netto, com a Medalha Tiradentes. O ministro recebeu o grau mais elevado da honraria, a medalha Grã-Cruz.
O coronel Vasconcelos ressaltou que a honraria é uma forma de prestigiar as personalidades civis e militares que contribuem para a valorização da PM. “É uma honra para nós formalizar todo o reconhecimento pela pessoa que o senhor é e por sua história”, ressaltou.
O comandante-geral acrescentou que a Polícia Militar é uma instituição de Estado e zela pela segurança dos Poderes na capital federal. “Estaremos sempre do lado da lei para proteger todos os cidadãos”, enfatizou.
A condecoração ocorreu excepcionalmente nesta quinta-feira (30), no gabinete do ministro Braga Netto, no Ministério da Defesa. Ele deveria ter sido condecorado na cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes, na segunda-feira (27). Mas, devido a um compromisso de última hora, não pôde comparecer à solenidade na Academia de Polícia Militar de Brasília.
O ministro Braga Netto enalteceu a Polícia Militar. “Faço questão de prestigiar a PM porque vocês trabalham muito e muitas vezes não têm o reconhecimento devido”, disse.
A cerimônia simbólica contou com a presença do chefe do Estado-Maior da PMDF, coronel Reginaldo de Souza Leitão; vice-almirante Pedro Luiz Gueiros Taulois, assessor militar da Marinha; general de Divisão do Exército Josias Pedrotti, assessor militar do Exército; major brigadeiro do Ar Vincent Dang, assessor militar da Aeronáutica; e do general de Brigada do Exército Claudio Senko Penkal, chefe de gabinete do Ministro da Defesa.
O general Penkal recebeu a moeda comemorativa da Polícia Militar do Distrito Federal. O general foi colega do coronel Vasconcelos na Presidência da República.