Algo simples, que poucos enxergam ligação com a segurança pública no DF, são os “papa entulhos”. A teoria das janelas quebradas nos ensina que a sensação de abandono tende a aumentar o abandono nas cidades, aumentando assim a sensação de insegurança.
O sexto papa-entulho do Distrito Federal foi inaugurado nesta terça-feira (27) em Planaltina. O equipamento fica no Setor Norte (Área Especial 2, Lotes 11/12), próximo ao 14° Batalhão de Polícia Militar, e funciona de segunda a sábado, das 7 às 18 horas.
Também são aceitos recicláveis, como plásticos, papéis, papelões e metais, desde que estejam separados e limpos. Óleo usado em frituras pode ser deixado no local por meio do Projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).Cada pessoa pode entregar, diariamente, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa d’água de mil litros) de resíduos da construção civil, volumosos (como móveis) e restos de podas.
Durante a inauguração, a diretora-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos, ressaltou o papel da limpeza pública para a queda dos índices de dengue, chikungunya e zika vírus, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. “Nosso papel não é só limpar, é manter a cidade limpa.”
Também são aceitos recicláveis, como plásticos, papéis, papelões e metais, desde que estejam separados e limpos
De acordo com a autarquia, há 52 pontos críticos de descarte irregular de resíduos em Planaltina.
O investimento no papa-entulho de Planaltina foi de R$ 117.790, com recursos do SLU. A estrutura conta também com escritório de apoio aos trabalhadores, área coberta para recebimento de recicláveis e baias para materiais volumosos e de podas.
Regras para o uso do papa-entulho
A Instrução Normativa nº 2, de 15 de março de 2017, estabelece as regras para utilização dos papa-entulhos. Não é autorizada a entrada de caminhões ou carretas para descarregar o material a ser descartado, e é proibido o descarte de:
- resíduos domésticos, industriais, de serviços de saúde e eletrônicos
- pneus
- embalagens de agroquímicos, de produtos fitossanitários e de óleos lubrificantes
- lâmpadas
- pilhas e baterias
- equipamentos ou materiais que tenham metais pesados
- gesso
- espelhos
- vidros
- amianto
- tintas, solventes e tonner
Além da unidade inaugurada na manhã de hoje, há outras em Ceilândia, em Taguatinga, em Brazlândia, no Gama e no Guará.
Fonte: Agência Brasília