Somente este ano, de janeiro a setembro, a Polícia Militar realizou 15.102 visitas as vítimas de violência doméstica no DF. São cerca de 1600 famílias assistidas pelo policiamento especializado PROVID (Prevenção Orientada à Violência Doméstica) em todas as Regiões Administrativas.

O foco principal do PROVID é atender famílias em situação de violência doméstica contra a mulher. Casos envolvendo crianças, adolescentes e idosos também fazem parte das demandas. As intervenções familiares ocorrem com vítimas e agressores, encaminhando-os aos demais órgãos que compõem a rede de apoio e proteção.

As vítimas podem ter acesso ao serviço através dos órgãos do judiciário, por meio das redes de apoio, e por denúncias, sejam anônimas ou não. Policiais, devidamente treinados, realizam visitas domiciliares às famílias em contexto de violência doméstica ou familiar durante o tempo necessário para que não haja mais nenhum risco para as vítimas. Qualquer pessoa, independentemente de sexo, orientação sexual, ou condição física, seja criança, adolescente, mulher, homem ou idoso, pode ser atendida pelo PROVID. O serviço é gratuito e prestado unicamente pela PMDF.

A maior parte dos casos são encaminhados pelo judiciário, contabilizando cerca de 47% das famílias atendidas, 8 % são encaminhadas pelo Ministério Público, 32% são demanda da própria corporação, através de registros de ocorrências via 190, e ainda existem demandas de outros órgãos, da população e denúncias anônimas.

A região da Ceilândia é a primeira no número de visitas, totalizando, até setembro, 1755. A Cidade Estrutural também está entre as RAs com mais acompanhamentos, somente em setembro foram 180 visitas às famílias vítimas de violência. O PROVID foi expandido para todos os comandos regionais da PMDF. Desta forma, todas as regiões do Distrito Federal contam com o Programa.

Em Planaltina, duas equipes, compostas por três policiais cada, se revezam para atender a demanda de atendimentos, e a chefe da seção, a 2º Tenente Vanessa, coordena o projeto no batalhão. Este ano, do mês de janeiro até outubro, foram realizadas 1315 visitas às vítimas e seus ofensores, e ao todo, 46 casos foram acompanhados pelo PROVID em Planaltina.

Quem pode solicitar o acompanhamento do PROVID?
Pessoas em situação de violência doméstica, podem se dirigir ao Batalhão Policial Militar de sua área para solicitar o acompanhamento, além de órgãos da rede de apoio e enfrentamento à violência doméstica como o MPDFT, TJDFT, CREAS – Centros de Referência Especializado de Assistência Social, Conselho Tutelar, Delegacia Especializada, Núcleo de Atendimento a Famílias e Autores de Violência Doméstica – NAFAVD e Defensoria Pública, dentre outros.