O Dia da Bandeira do Brasil, comemorado no dia 19 de novembro, foi a data escolhida para apresentação da nova bandeira brasileira, quatro dias após a Proclamação da República, em 1889. A bandeira é considerada um dos símbolos nacionais inalteráveis pela Constituição, conforme Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971.
Em alusão a este dia, a Polícia Militar do Distrito Federal realizou uma cerimônia na Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), representando toda a corporação.
Ao som do Hino à Bandeira Nacional, houve a incineração das bandeiras, exatamente às 12h. O evento compreende-se em queimar bandeiras consideradas inservíveis para as unidades da instituição e resgatar a cultura, valores e tradições militares.
O comandante-geral, Coronel Vasconcelos, prestigiou a cerimônia e chamou a atenção para esta data tão importante. “Que a cada bandeira que tremule no mastro sob o céu brasileiro, represente sempre os nossos desejos, a nossa força como Nação e a nossa identidade como brasileiros”, destacou.
As cores oficiais da bandeira brasileira são o verde, amarelo, azul e branco, com a frase “Ordem e Progresso”. As cores têm as seguintes representações: o branco a paz, o azul o céu e os rios brasileiros, o amarelo as riquezas do país e o verde as matas. As 27 estrelas representam os estados brasileiros e o Distrito Federal.
Estiveram presentes na solenidade o chefe do Estado-Maior, Coronel Reginaldo, o chefe do Centro de Comunicação Social, Coronel Edvã Sousa, o chefe de Gabinete do Comando-Geral, Coronel Delfino, além de demais autoridades, oficiais, praças e servidores civis da PMDF.
Antes do término da solenidade, a tropa formada desfilou em continência à Bandeira Nacional.