Na Unidade Prisional Regional (UPR) de Itumbiara, pertencente à 4ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), 50 detentos participaram de uma palestra com o objetivo de instruir sobre doenças relacionadas à saúde dos homens. O evento ressaltou a importância dos cuidados e tratamento, além de garantir a abordagem de um tema pouco tratado entre o público masculino.
Os profissionais de saúde e a equipe de reintegração social do presídio realizaram a busca e registro dos detentos que realizarão exames laboratoriais para averiguar possíveis casos de doenças. “Diante de um tema tão complexo, a supervisora de reintegração, Aline Goulart, e a enfermeira Islaine Santos buscaram a ajuda de toda equipe do presídio para propagar informações que incentivem os presos a buscarem ajuda e tratamento”, ressalta o diretor do presídio, Renan Gonçalves.
A ação realizada integra as atividades voltadas à saúde, programadas para acontecer durante o mês de novembro. “A assistência à saúde está estabelecida na Lei de Execução Penal. De modo que a união dos profissionais do presídio proporciona um apoio para aqueles que necessitam de um acompanhamento médico”, reforça o policial penal.
A palestra faz parte de uma série de medidas estabelecidas pelo Governo do Estado, em consonância com a Secretaria de Segurança Pública e a DGAP, para garantir a saúde da população carcerária e melhorias no sistema penitenciário goiano. Ao término da ação, os detentos irão repassar os conhecimentos adquiridos para os demais colegas de cela.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial