Policiais civis lotados no Complexo de Delegacias Especializadas (CODE) da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) receberam, nesta quinta-feira (2), alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) para atividades do programa de pós-graduação em Saúde Pública. O encontro, que tem objetivo de promover exercícios de massagens, relaxamentos e testes rápidos, aconteceu no auditório do CODE, localizado à Rua Professor Guilhon, 6 – Aeroporto.
Os servidores públicos receberam atividades de aferição arterial, glicemia, testes rápidos de sífilis e hepatite B e C, bem como, liberação miofascial, ventosa e acupuntura. A professora do curso de Fisioterapia de Medicina da UFC, Linda Macena, pontuou a importância dos policiais civis participarem desse momento que traz relaxamento, visto que os profissionais estão expostos ao estresse e vulnerabilidade de suas atividades, o que pode ainda exigir um olhar diferenciado da saúde pública.
O projeto é uma pesquisa voluntária dos alunos da UFC vinculado à pós-graduação em saúde pública coletiva junto com o departamento de fisioterapia da faculdade. A intenção das atividades é conhecer os profissionais da segurança pública em suas condições de saúde e traçar ações em termos de politicas públicas junto à Delegacia Geral, assim, promovendo melhorias e qualidade de vida. De acordo com a professora Linda Macena, o programa tem intenção de visitar vários departamentos de Polícia com o objetivo de atender o máximo de servidores públicos.
O Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) da PCCE apoia o projeto e está acompanhando de perto todas as atividades. “É uma forma de aproximação institucional/ social, demonstrando nossa responsabilidade e nosso compromisso, em especial, com a saúde pública. Apoiar atividades acadêmicas em nossas instalações é a prova de que a sinergia entre instituições sempre vai trazer bons resultados e eficiência para estas”, conta o policial civil e coordenador de atividades físicas e ações sociais, Fernando Jefferson.