05/12 8:00

A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) lançou esta semana, o Projeto ‘Vamos Revisar’, estímulo para os mais de 1.700 custodiados do sistema prisional que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para as Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL 2021).

A Seap implantou o projeto para que todos os internos do sistema prisional, que farão as provas nos dias 09 e 16 de janeiro, tenham preparação e auxílio nas revisões dos conteúdos existente no edital do Enem PPL.

“Desde 2018, que os internos vem prestando o exame, e com o esforço das equipes de educação e dos próprios custodiados, hoje além do número expressivo de internos que farão a prova já temos outros que já estão cursando o nível superior graças ao apoio e incentivo proporcionado dentro do sistema prisional”, disse o secretário da Seap, Murilo Andrade.

Serão 1.761 custodiados, inscritos para as provas e que estão inseridos no projeto ‘Vamos Revisar’, que assistirão as aulas nos laboratórios de Educação à Distância (Ead), pelo EAD Prisional, ou nas salas de aula, nas unidades prisionais e nas Associações de Proteção aos e Assistência aos Condenados (APAC’s), de forma televisionada.

É um crescimento de 111,2%, se comparado ao ano de 2018, quando apenas 834 internos realizaram a prova.

IMG_6464

Este também será o exame com o maior número de participantes que almejam uma bolsa de estudos em um curso de Ensino Superior.

No ENEM PPL, o exame possui o mesmo nível de dificuldade do exame regular.

O projeto ‘Vamos Revisar’ está acontecendo nos 55 estabelecimentos prisionais, incluindo as unidades prisionais e as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs).

É importante frisar que, 78% da população carcerária tem acesso ao ensino, ou está inserida em alguma atividade educacional.

Dentre as ações educacionais, as aulas de alfabetização, e educação básica com o EJA (Educação de Jovens e Adultos), com oferta do ensino fundamental e médio. E superior na modalidade (Ead). Além do projeto ‘Remição pela Leitura’, e cursos de profissionalização e capacitação.


Fonte: SEAP MA