O projeto contemplou estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas do DF

 

Valquíria Cunha

(Brasília, 17/12/2021) – Na manhã dessa quinta-feira (16), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou solenidade de encerramento do 1º módulo do Curso Cidadania no Trânsito, no Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina (CEM 01). Na ocasião, o diretor-geral, Zélio Maia, entregou os certificados para os estudantes que participaram do projeto.

 

O evento contou ainda, com a presença da Coordenadora Nacional de Ações Educativas, da Secretaria Nacional de Trânsito, do Ministério da Infraestrutura, Rita de Cássia Ferreira da Cunha; da Subsecretária da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Solange Foizer Silva, da Diretora do Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina, Nedma Gonçalves Guimarães; dos estudantes e equipes da Diretoria de Educação de Trânsito do Detran.

 

O curso foi oferecido gratuitamente para cerca de 230 alunos dos 2º e 3º anos de Ensino Médio que foram selecionados pelas próprias escolas públicas participantes e será aceito como parte do processo teórico de obtenção da CNH. Ao todo, foram ministradas 45 horas/aula pelos professores da Escola Pública de Trânsito.

 

A partir do próximo ano, esses mesmos alunos seguirão para o 2º módulo do programa, e após a conclusão desta etapa com êxito, os candidatos receberão novo certificado emitido pelo Detran, o que o permitirá seguir com o processo de habilitação.

 

No 2º semestre de 2021 foram atendidas instituições das regiões de Brazlândia, Cruzeiro, Planaltina, Gama, São Sebastião e Taguatinga. O projeto prevê contemplar, um total de 92 Unidades Escolares de Ensino Médio do DF.

 

Curso Cidadania no Trânsito

 

Lançado no dia 10 de novembro de 2021, o curso visa formar cidadãos conscientes com a mobilidade urbana como um todo, e sejam capazes de aplicar no dia a dia a direção defensiva e a legislação, colaborando para uma cultura de paz e convivência respeitosa nas vias. Com isso, o Detran-DF estima contribuir para a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, conforme definido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os anos de 2021 e 2030, e cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

 

O projeto consiste na formação de cidadãos conscientes com a mobilidade urbana e, na formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores, como atividade extracurricular em escolas de ensino médio.

 

O conteúdo programático traz noções de cidadania, proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito, direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito e noções de funcionamento de veículos de 2 ou 4 rodas (mecânica).