A Academia de Polícia Militar de Brasília completa, este ano, seu trigésimo aniversário desde sua efetiva criação em 1988. Comandada na época pelo coronel Edes Costa, a Academia de Polícia Militar de Brasília é a unidade de ensino da corporação responsável por formar, habilitar e aperfeiçoar oficiais e praças, além de oferecer graduações que visam a qualificação e o aprimoramento profissional da tropa.
A 1ª Turma da Academia de Polícia Militar completa 28 anos
Nesta quinta-feira (1º/3), comemora-se também, 28 anos do ingresso da primeira turma de cadetes no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar de Brasília. O primeiro vestibular da Escola de Líderes, como é conhecida a APMB, foi realizado em 1989 e a primeira turma do inédito Curso de Formação de Oficiais teve início em 1990. Ao longo dos seus 30 anos, aproximadamente 2.000 oficiais foram formados na Academia nos quadros de combatentes, saúde, administrativo, especialistas e músicos.
A primeira turma já demonstrava que, naquele momento, a Polícia Militar marcharia a passos firmes para um novo modo de fazer segurança pública no Distrito Federal. Desde então, os jovens que ano a ano frequentaram o Curso de Formação de Oficiais passaram a cumprir mais de 1.600 horas-aula ao longo dos três anos do curso. Conquistaram um extenso currículo que contava com disciplinas jurídicas, administrativas, orçamentárias e conteúdos específicos de gestão de segurança pública. Os cadetes da turma pioneira ingressaram no curso no dia 1º de março de 1990, se apresentando à Academia todas as segundas-feiras, às 6h30, onde permaneciam em regime de internato por seis dias seguidos e só retornavam para casa após às 13h30 de sábado.
À época, as demandas em segurança pública já exigiam grande esforço de emprego de policiamento para garantir a segurança das embaixadas, tribunais superiores, ministérios e dos membros do corpo diplomático. Os grandes eventos da agenda política e desportiva, além de inúmeras manifestações populares, sempre exigiram da Polícia Militar ações de segurança minuciosamente planejadas e focadas nos desafios que surgiam a todo momento em razão do crescimento acelerado das “cidades satélites”. Esses desafios sempre motivaram os cadetes a estudarem, se aperfeiçoarem cada vez mais e a se profissionalizarem, com o intuito de oferecerem atendimento de excelência para a comunidade do Distrito Federal.
Academia de Polícia Militar de Brasília na atualidade
Hoje, a ciência e a tecnologia se modernizam numa velocidade impressionante e a Academia de Polícia Militar de Brasília acompanha de perto toda essa dinâmica social e os desafios vigentes, abordando temas e práticas alinhadas à agenda pública, as grandes operações policiais, ao serviço de inteligência, ao policiamento de trânsito, ao estudo e adoção de modalidades inovadoras de policiamento ostensivo, além do emprego de técnicas avançadas de abordagem e acompanhamento, da implantação do policiamento comunitário e de ações sociais em toda a extensão territorial da capital federal.
Com a criação do Instituo Superior de Ciências Policiais (ISCP), hoje credenciado pelo Ministério da Educação, a PMDF alcançou um nível ainda mais elevado na qualificação de seus profissionais. O ISCP tem como principais objetivos a capacitação com excelência de policiais militares, agentes públicos e também da sociedade. Fundamentada nos eixos ético, técnico e legal, no estudo e na produção de pesquisas na área das ciências policiais, o ensino na PMDF vem tornando-se referência nacional na análise de dados e na compreensão dos fenômenos relacionados à segurança pública.
Fonte: Portal PMDF