A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) realizou, na tarde da última quarta-feira, (22/12), a entrega de 100 brinquedos ao Hospital do Câncer Araújo Jorge. Os itens foram confeccionados por detentos que trabalham na indústria do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. A doação busca proporcionar um pouco de diversão aos pacientes que lutam diariamente contra diversos tipos de câncer.

Para o diretor-geral da DGAP, Josimar Pires, a responsabilidade social no contexto de dificuldades ligadas à saúde é de extrema importância para garantir um pouco de conforto. “O acolhimento e amparo nessa situação são fatores essenciais para motivar o tratamento contra a doença, que afeta não só a pessoa, mas todos aqueles que estão próximos, como familiares, amigos e até mesmo os profissionais da saúde que, ao realizarem procedimentos médicos, passam a fazer parte da história de vida de cada um dos pacientes. E aqui vemos crianças que, mesmo em tratamento, transmitem a alegria da inocência infantil”, pontua. “O natal é uma época de ressaltar o carinho e atenção com o próximo e não podíamos deixar de levar um pouco da alegria neste momento de luta”.

Ao todo, 14 detentos trabalharam na confecção dos brinquedos. Os itens foram produzidos a partir da doação de paletes e insumos obtidos pela DGAP. Os custodiados que participaram das atividades de produção serão beneficiados com a remição da pena, conforme determina a Lei de Execução Penal.

Na ocasião a analista administrativa do hospital, Jéssica Gonçalves, ressaltou a importância da ação. “As crianças adoram, principalmente quando se trata de algo associado à polícia”, ressalta, demonstrando a admiração aos profissionais da segurança pública.

Durante o repasse das doações também foram tratados pontos para novas parcerias, como o repasse de móveis para compor a sala multimídia da instituição, além de uma nova remessa de brinquedos. “O momento de luta contra a doença abala diretamente o emocional e a saúde física das crianças; proporcionar um pouco de melhoria para que elas possam sair do ambiente hospitalar é gratificante. Com a nova parceria vamos promover um meio de contribuir com o tratamento, além de ressaltar o lado humano de cada um, com sentimentos verdadeiros”, ressalta o diretor adjunto da DGAP, Aristóteles El Assal .

Os itens repassados ao hospital irão garantir um pouco de diversão para as crianças, que buscam a unidade hospitalar para fazer o devido tratamento durante este final de ano.

O Hospital

A Unidade Hospitalar é referência nacional no combate e tratamento ao câncer. Diariamente são realizados procedimentos como exames, cirurgias, tratamentos médicos por meio da radioterapia e quimioterapia, além de acompanhamentos por meio de internações.

Diretoria-Geral de Administração Penitenciária
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO