O retorno de Luana, recuperada de uma lesão séria no joelho esquerdo, após nove meses de tratamento, é a principal novidade da convocação de Pia Sundhage para o Torneio Internacional da França, próximo compromisso da seleção brasileira de futebol feminino. A volante de 28 anos foi capitã sempre que esteve em campo com a treinadora, que a tem como nome de confiança.
Em entrevista coletiva, Pia lembrou que Luana pode desempenhar bem outras funções em campo, mas reconheceu que a jogadora ficou muito tempo parada e pouco atuou desde a recuperação. A convocação, segundo a técnica, é uma aposta.
Em relação à seleção que foi campeã do Torneio Internacional de Manaus, no fim do ano passado, são cinco novidades além de Luana. Quatro no sistema defensivo: as zagueiras Thais Regina e Rafaelle e as laterais Letícia Santos e Fê Palermo.
Pia recordou do empate por 2 a 2 com a Austrália, em outubro. Ela elogiou a postura do ataque, mas avaliou que a equipe tinha de ser mais dura na defesa e retomar a bola mais depressa. Por isso, quer observar outras jogadoras e ver como desempenham pelo chão e pelo alto.
A convocação tem as goleiras Letícia Izidoro, Lorena e Jully. As defensoras Rafaelle, Daiane, Tamires, Antonia, Thais Regina, Letícia Santos e Fê Palermo. As meias Ary Borges, Adriana, Kerolin, Angelina, Duda, Luana e Júlia Bianchi. E as atacantes Debinha, Marta, Geyse, Bia Zaneratto e Gio Queiroz.
A caminhada brasileira no Torneio da França começa no próximo dia dia 16, às 14h (horário de Brasília), contra a Holanda. Três dias depois, a seleção encara as anfitriãs, às 17h10. Por fim, no dia 22, a equipe canarinho terá pela frente a Finlândia, novamente às 14h. Os jogos serão na cidade francesa de Caen.