Visando reforçar a importância das áreas úmidas em todo o estado do Ceará, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), realizou ações policiais e de aproximação com educação ambiental nessa quarta-feira (02).
A data foi especialmente escolhida por celebrar o Dia Mundial das Áreas Úmidas. A intenção do momento foi chamar a atenção da sociedade cearense para o valor ambiental, social e cultural dessas regiões, reforçando o policiamento e implementando ações de conscientização.
Os policiais militares foram distribuídos entre as principais regiões de áreas úmidas do Estado, como a serras de Maranguape, Guaramiranga e Meruoca. Ainda, houve plantio de mudas em parceria com o Ecomuseu Natural do Mangue, no mangue da Sabiaguaba, na capital.
Na ocasião uma das composições militares encontrou uma construção irregular, em zona úmida, sem a licença ambiental única (LAU). O fato aconteceu no município de Mulungu, e o responsável já havia sido notificado pela Semace e, mesmo assim, insistiu na ação. O fato foi apresentado na Delegacia Regional de Baturité.
“Dia Mundial das Áreas Úmidas”
A data foi instituída pelo Comitê Permanente da Convenção Ramsar, a convenção é um tratado intergovernamental criado, inicialmente, no intuito de proteger os habitats aquáticos importantes para conservação de aves migratórias. Entretanto, ao longo do tempo, a sua relevância ampliou e com ela também veio uma maior preocupação com as demais áreas úmidas, de modo a promover sua conservação e uso sustentável, bem como o bem-estar das populações humanas que delas dependem.
A ideia é destacar o benefício que essas áreas proporcionam para as espécies de fauna e flora e para o bem-estar de populações humanas. Ainda, alerta para a importância de sua manutenção para a qualidade de vida do ser humano e de todas as espécies terrestres.
Assessoria de Comunicação da PMCE