O sul-mato-grossense Yelstin Jacques e a pernambucana Carol Santiago foram eleitos os melhores atletas de 2021 no Prêmio Paralímpicos, que homenageia os destaques do paradesporto brasileiro. O velocista, que já havia ganhado como destaque do atletismo, foi reconhecido pelas duas medalhas de ouro conquistadas nos Jogos de Tóquio, nos 5 mil e nos 1,5 mil metros. Foi dele, inclusive, a dourada de número 100 do Brasil na história.

Carol, também eleita a melhor da natação, obteve cinco medalhas nas piscinas de Tóquio, sendo três de ouro, nos 50 e 100 metros livre e nos 50 metros peito. Ela também concorreu ao prêmio de Atleta da Galera, mas quem levou foi Thalita Simplício. A velocista potiguar, que voltou dos Jogos com duas medalhas de prata, nos 100 e nos 200 metros, obteve 39% da votação on-line.

Foram distribuídos 35 prêmios entre as noites de terça e quarta-feira. Os agora ex-nadadores Daniel Dias e André Brasil, dois ícones do paradesporto brasileiro, receberam homenagens durante a cerimônia, realizada em um centro de convenções na zona sul de São Paulo.