Mesmo sem as tradicionais festas de Carnaval por conta da pandemia, a Polícia Militar do Maranhão em virtude do feriadão manteve seu planejamento, intensificando ações de segurança preventivas e ostensivo em todo o Estado.

Na capital, a Polícia Militar por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) reforçou as ações de fiscalizações e patrulhamento nas entradas e saídas de São Luís. Guarnições estão distribuídas no Terminal da Ponta Espera, barreira da Estiva e em toda zona rural de São Luís a fim de impedir que armas e drogas entrem ou saem da cidade. Desde quinta-feira (25), as abordagens na barreira da Estiva foram intensificadas pelas equipes do 21º BPM por conta do grande fluxo de veículos que deixam a cidade com destino ao interior do estado.

Abordagens na barreira da Estiva foram intensificadas pelas equipes do 21º BPM e do BPChoque

“Montamos um planejamento que contempla a segurança de todos os maranhenses e turistas, estamos acompanhando de perto as abordagens e incursões com intuito de apreender armas, drogas e veículos roubados, além de prender foragidos da justiça e criminosos que desrespeitarem a lei”. Disse o coronel Pedro Ribeiro, comandante geral da PMMA.

O oficial informou ainda, que as ações do policiamento ostensivo que são realizadas periodicamente nos bairros continuaram sendo executadas sem comprometimento do efetivo, além das barreiras do Batalhão de Policiamento Rodoviária (BPRv), que realizaram blitzens de fiscalização da Lei Seca, com objetivo de manter o trânsito mais seguro na capital e no interior. No interior do Estado, a segurança ficou a cargo do Comando de Policiamento do Interior (CPI).

Já no Terminal da Ponta da Espera (ferry boate), as equipes do 1º BPM fiscalizam a documentação dos veículos a fim de impedir que carros irregulares ou roubados utilizassem como ponto de fuga o ferry. Os militares revistam também os veículos e passageiros no intuito de apreender armas e drogas. As ações de abordagens a pessoas que entram e saem da Capital acontecem também, no terminal ferroviário da Vale. Nas três barreiras, a PM conta com o apoio dos cães farejadores do Canil da Corporação.

No terminal da Ponta da Espera (ferry boate), as equipes da PM revistam passageiros e veículos

“Nosso planejamento visa também assegurar ao cidadão que deseja passar o feriadão de carnaval fora da capital possa sair com total tranquilidade.  As ações, visam ainda garantir segurança para os maranhenses e turistas que entram em São Luís. Além de apreender armas e drogas, estamos saturando todos os pontos de entradas e saídas a fim de impedir que criminosos utilizem estas áreas como forma de fugir da fiscalização da polícia”, pontuou o coronel Aritanã Lisboa, comandante do CPM.

O oficial informou também, que o planejamento conta com uma tropa de reação, que está de prontidão caso haja necessidade de algum tipo de perseguição, com a utilização de armas longas e veículo apropriado.  Integram ainda o planejamento, o Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), o Batalhão de Policiamento Especiais (BOPE), a Ronda Ostensiva Tático Móvel (ROTAM), a Cavalaria, o Grupo Tático Móvel (GTM) e equipes de motocicletas. As ações de segurança contam ainda com apoio do Centro Tático Aéreo (CTA) e das câmeras e videomonitoramentos do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).

Mais ações

Nas principais Avenidas da capital, viaturas da Malha Metropolitana realizam barreiras policiais para a abordagem de pessoas, veículos e coletivos, com o intuito de apreender armas, munições e drogas. Além dessa ação, os policiais também realizaram incursões nos bairros para inibir a ação de bandidos e garantir um feriadão tranquilo.