Servidores evitam possível fuga de detentos da Unidade Prisional Regional de Santo Antônio do Descoberto. Os detentos pretendiam ter acesso a área de segurança externa do presídio por meio de um buraco perfurado na parede de uma das celas.

Servidores penitenciários da Unidade Prisional Regional (UPR) de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal, evitaram, na noite de quinta-feira (3), uma possível fuga de detentos. Os custodiados, que cumprem pena por diversos crimes, foram remanejados.

De acordo com a 3ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), a descoberta ocorreu no instante em que os agentes plantonistas realizavam a ronda noturna. Foi observado um barulho vindo de uma das celas.

Ao avistarem o buraco perfurado na parede, os servidores fizeram a contenção dos detentos e a área foi isolada para a reforma. Os instrumentos utilizados na tentativa de fuga estão à disposição das autoridades.

Segundo o coordenador regional, Brunno Pereira, os custodiados, que cumprem pena por furto, roubo, homicídio, tráfico de entorpecentes e organização criminosa utilizaram de objetos retirados da estrutura da cela para fazer o buraco.

Procedimentos administrativos internos foram abertos para apuração do fato. Após as averiguações, serão aplicadas aos detentos as sanções disciplinares, em conformidade com a Lei de Execução Penal (LEP).

“A descoberta é resultado dos eficientes trabalhos dos servidores. Por meio do rigor estabelecido em procedimentos operacionais, eles garantem a aplicação de medidas estabelecidas pelo Governo do Estado, em consonância com a Secretaria de Segurança Pública e a DGAP, no que tange a segurança dentro de ambientes carcerários”, afirma Brunno Pereira.

Itens retirados da estrutura do local, foram utilizados para a perfuração. O local foi isolado para os reparos necessários.

 

Polícia Penal Go*
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – DGAP
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO