Nesta semana, os detentos da Unidade Prisional Regional (UPR) de Senador Canedo começaram o ano letivo, no projeto de ressocialização por meio dos estudos existente no presídio. Quatorze custodiados participam das aulas, divididos em duas turmas (matutina e vespertina), com sete alunos em cada. Os conteúdos ministrados são relativos ao 1º e 3º anos do Ensino Médio.
A ação é resultado da colaboração entre a direção do estabelecimento penitenciário e os profissionais do Colégio Estadual João Carneiro dos Santos, que fica no município. Em janeiro deste ano, as duas partes se reuniram para tratar da ampliação do projeto de ressocialização e remição de pena por meio do estudo. Naquela ocasião, foi decidida a criação da turma matutina, visto que antes as aulas só aconteciam no período da tarde.
Com a retomada do período letivo, a equipe do colégio distribuiu kits de materiais escolares, compostos por cadernos e livros didáticos, aos detentos. Em virtude da pandemia, as aulas acontecem remotamente. Assim, as lições são entregues aos custodiados e, em seguida, enviadas aos professores semanalmente para serem corrigidas.
A parceria entre a gestão da UPR de Senador Canedo e as instituições educacionais da cidade existe desde 2005. Segundo o diretor da UPR, Leandro Cardoso, as atividades promovem oportunidades aos detentos, tanto para concluírem as fases de estudo quanto para futuras perspectivas de trabalho. “Além disso, os presos que estudam são beneficiados com a remição de pena, conforme determina a Lei de Execução Penal (LEP)”, conclui.
Polícia Penal GO
Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial