A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) esteve presente no Mutirão Governo de Goiás, entre sábado e domingo (dias 12 e 13), com exposição de itens artesanais confeccionados pela população privada de liberdade. Policiais penais de diferentes grupos especializados também participaram do evento e interagiram com a comunidade. Aproximadamente 800 visitantes passaram pelo estande.
Oitenta produtos foram apresentados, frutos dos trabalhos de ressocialização desenvolvidos nos estabelecimentos penitenciários do Estado. Alguns exemplos foram brinquedos de madeira, itens para decoração e acessórios feitos artesanalmente. Na ocasião, 234 brinquedos de madeira foram distribuídos às crianças, em especial carrinhos, caminhões em miniatura e itens para brincadeiras de casinha.
Esses itens foram fabricados por custodiados das unidades prisionais da Cidade de Goiás, Anápolis, Barro Alto, Goianésia, Rubiataba, Santa Helena, São Luís de Montes Belos, Uruaçu, Vianópolis, e os presídios femininos de Araçu, Israelândia, Luziânia e Serranópolis. Também houveram artesanatos de reeducandos das penitenciárias Consuelo Nasser e Odenir Guimarães (ambas em Aparecida de Goiânia).
O diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, salientou a importância que a ação teve para que a comunidade se aproxime das práticas desempenhadas pela Polícia Penal. “As pessoas conheceram um pouco do nosso trabalho, puderam conversar com os policiais e acompanharam de perto o resultado das políticas de ressocialização. O público teve contato com o nosso lado que vai além da segurança pública e promove benefícios que retornam à sociedade”, destacou.
A chefe da Seção de Acompanhamento e Fiscalização (SAF), vinculada à Gerência de Produção Agropecuária e Industrial (GPAI), Roberta Priscilla Honorato Ferreira, ressaltou a satisfação em fazer parte daquele momento. “O interesse e a curiosidade que as atividades de ressocialização despertaram nos visitantes foi gratificante. É uma felicidade grande perceber o impacto transformador que nosso trabalho tem para as pessoas privadas de liberdade e também para a população geral”, frisou.
Presenças
Dentre as autoridades que visitaram o espaço da Polícia Penal, destaque para o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; o secretário de Estado de Segurança Pública, Rodney Miranda; e o secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino. Os dois últimos foram presenteados com itens de decoração resultantes das atividades de ressocialização.
Policiais penais do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), Grupo Tático de Ações de Escolta (GTAE) e Grupo de Guaritas e Muralhas (GGM) também compareceram ao evento. Os profissionais da segurança pública interagiram com os visitantes, conversaram e tiraram fotos com a comunidade.
Polícia Penal GO
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial