A Polícia Militar do Distrito Federal recebeu na tarde desta quarta-feira, 16, embaixadores e representantes do GRULAC – Grupo de Países da América Latina e Caribe. Um dos objetivos do encontro foi tratar de assuntos relacionados à segurança do corpo diplomático, bem como estreitar os laços com as embaixadas e seus representantes.
O encontro, que aconteceu no Batalhão Rio Branco (5º Batalhão), localizado no Lago Sul, contou com a presença de dez embaixadas, entre elas: Bolívia, Colômbia, Cuba, El Salvador, Haití, Honduras, México, Paraguai, República Dominicana e Argentina. Na ocasião, o comandante do 5° batalhão, major Delatorres, fez um panorama sobre o Distrito Federal e falou das ações da Polícia Militar além de abordar sobre o policiamento nas embaixadas e segurança do corpo diplomático.
O 5º batalhão realiza o policiamento diplomático em toda Capital Federal, que consiste no policiamento das embaixadas sul e norte e nas imediações das residências oficiais, além de garantir a segurança das autoridades das embaixadas, repartições consulares e representações de organismos internacionais sediados no Distrito Federal. Ainda é de responsabilidade do Batalhão o policiamento do Lago Sul e o policiamento turístico. “Para todas essas missões contamos com policiamento especializado no trato com as autoridades que requer qualificações específicas para atender esse público. Além de conhecimentos específicos, os policiais possuem habilitação em diversos idiomas para bem atender a comunidade diplomática, os turistas e a toda comunidade”.
A Polícia Militar do DF é a única Polícia do Brasil que realiza o policiamento diplomático, com mais de 130 embaixadas e mais de 20 representações internacionais. “Esse encontro é de extrema relevância porque são neles que temos a oportunidade de mostrar como é o trabalho realizado pela PMDF e isso tem reflexo mundial, tendo em vista que os embaixadores são porta-vozes da imagem do Brasil em seus países”, completou o comandante.