A final do Campeonato Mineiro entre Atlético Mineiro e Cruzeiro terá um ingrediente diferente no próximo domingo, no Mineirão. Depois de cinco anos, os ingressos foram divididos entre as duas torcidas de maneira igual. Neste período, no clássico mineiro foi admitido apenas torcida única ou o com o mandante tendo a maior carga de bilhetes.
A última vez que Galo e Raposa se enfrentaram com as torcidas dividindo as arquibancadas foi na extinta Primeira Liga. O confronto aconteceu em fevereiro de 2017, quando os cruzeirenses venceram por 1 a 0, com gol de Arrascaeta.
Outro aspecto que não acontece faz um bom tempo é a decisão do estadual sendo disputada em apenas um jogo. 1990 foi a última vez que isso ocorreu. Na época, Careca marcou o gol da vitória do Cruzeiro, com mais de 90 mil torcedores presentes no Mineirão.
Em 1997, atleticanos e cruzeirenses também se enfrentaram em final única, mas foi pela Copa Belo Horizonte, torneio organizado para comemorar o aniversário de 100 anos da capital mineira. Nessa vez os alvinegros levaram a melhor e derrotaram o rival por 2 a 1. O torneio contou com a participação do Benfica, de Portugal, e Milan, da Itália.
A final será disputada no domingo, às 16h30. Quem vencer, leva a taça. Em caso de empate, comemora aquele que bater melhor os pênaltis. O Galo é o maior vencedor em Minas Gerais, com 46 títulos estaduais. Seguido da Raposa, que já gritou campeão em 38 oportunidades.