Nesta semana, a Unidade Prisional Regional (UPR) de Uruaçu realizou ajustes relacionados à estrutura do estabelecimento penitenciário e ao atendimento de demandas de saúde da população privada de liberdade. As ações incluíram a implantação de dois consultórios odontológicos móveis e a instalação de mais dois bebedouros no presídio.
A primeira ação teve início na última segunda-feira (4) e disponibiliza duas unidades móveis para atendimentos odontológicos aos detentos. O trabalho faz parte do programa “Saúde Mais Perto de Você”, organizado pela direção da UPR em colaboração com a Prefeitura de Uruaçu. A assistência fornecida pelos consultórios móveis servirá como apoio ao atendimento já prestado de forma permanente no presídio, de modo a promover mais celeridade.
A instalação dos bebedores com água gelada também é uma forma de promover uma execução penal mais humanizada. Esta ação foi resultado de parcerias entre a UPR, o Poder Judiciário, o Ministério Público e o Conselho da Comunidade de Uruaçu.
O terceiro projeto envolve a instalação de um novo reservatório de água para a unidade prisional. A ação ainda não foi concluída e é desenvolvida com a colaboração da Saneago, Judiciário, MP e Conselho da Comunidade.
Segundo o diretor do presídio, Márcio Moreira, uma caixa d’água que estava inutilizada foi retirada de um bairro de Uruaçu e, após reformada, será instalada nas dependências da UPR. “Com essa ação, a expectativa é acabar com o antigo problema da falta de água na unidade prisional e garantir um fornecimento abundante durante todos os dias, atendendo toda a demanda necessária”, acrescenta.
Polícia Penal GO
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial