No último final de semana, a Polícia Penal esteve presente em mais um Mutirão Governo de Goiás. A 4ª edição aconteceu no sábado e domingo (dias 9 e 10), no Jardim Abaporu, região Leste de Goiânia. No estande, o Grupo de Operações Penitenciária Especiais (Gope), demonstrou equipamentos e armamentos aos visitantes, com explicações sobre o funcionamento e situações em que são utilizados. Também houve a exposição de artesanatos confeccionados por detentos de diferentes unidades prisionais do Estado.

O interesse do público em conhecer o trabalho dos policiais penais foi significativo, com a passagem de aproximadamente 800 pessoas pelo estande durante os dois dias. Na ocasião foram apresentados mais de 90 itens produzidos pela população privada de liberdade, como peças têxteis, sandálias, artigos de decoração e brinquedos de madeira e bonecas de pano, quadros e artigos de origami. 200 brinquedos foram distribuídos às crianças que compareceram aos estande com suas famílias.

De acordo com o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires, a participação da Polícia Penal reforça o compromisso da instituição em servir a sociedade. “Receber as pessoas em nosso estande e ter a oportunidade de trocar ideias com o público são ações essenciais para que a população conheça mais o trabalho que desenvolvemos”, pontuou Josimar. “Adultos, crianças e famílias inteiras conversam com nossos profissionais e se interessam pelos benefícios que a segurança pública promove. A proximidade com a sociedade é algo muito valioso”, destacou.

Sobre os itens confeccionados expostos, o diretor-geral adjunto, Firmino José Alves, afirmou que tem satisfação em mostrar à população que a oportunidade de reintegração social é disponibilizada aos detentos. “No sistema prisional goiano, o cumprimento da pena vem acompanhado da possibilidade de os presos adquirirem habilidades e ofícios, tudo com o acompanhamento e segurança, tanto em presídios masculinos quanto femininos”.

A gerente de Produção Agropecuária e Industrial (GPAI), Alline Scaglia, também salientou a importância em participar do evento. “É muito gratificante perceber que nosso trabalho atraiu tantas pessoas de diferentes idades. Este é um sinal de que a Polícia Penal caminha no rumo certo, tanto na segurança pública e controle do sistema prisional, quanto na garantia da política de ressocialização, com uma execução penal que dá oportunidades de trabalho e aprendizados aos apenados”, afirmou.

Dentre as autoridades que visitaram o espaço da Polícia Penal, estavam o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; o secretário de Estado de Segurança Pública, Renato Brum; o secretário de Governo, Adriano da Rocha Lima; e o controlador-geral do estado, Henrique Ziller.

Polícia Penal GO
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial

Fonte: SEAP GO