O evento foi realizado na Academia de Polícia Militar, na manhã desta quinta-feira (14/4). A incorporação dos alunos contou com a presença do Diretor do Departamento de Ensino, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, que destacou em suas palavras, o significado da boina na cor azul, que representa uma das cores heráldicas da Brigada Militar, e vai além do significado de incorporação dos alunos às fileiras do Colégio Tiradentes, simboliza não apenas a proteção do corpo jovem em formação, mas, também, a segurança propiciada pela organização, que desde o ingresso acolhe os novos alunos de suas palavras.
O oficial destacou também, o importante papel dos professores na formação dos nossos jovens. “Uma profissão tão nobre que prepara os alunos e lhes garante o melhor caminho, a educação”, reforçou.
O comandante do Colégio Tiradentes de Porto Alegre, major Endrigo Silva Silveira, destacou “que ser aluno do Colégio Tiradentes da Brigada Militar é muito mais do que ser simplesmente um aluno, digo, vestir essa farda azul e sentir-se pertencente à família Tiradentes é, e porque não dizer, um estado de espírito. É ter esperança, é acreditar que as coisas podem ser diferentes e que, se nós quisermos, se vocês quiserem, podemos ser os agentes da mudança: basta acreditarmos que somos capazes”.
Desde de seus primeiros dias de adaptação, os alunos que ingressaram no Colégio Tiradentes de Porto Alegre, em 2022, passaram por um período de adequação à rotina militar, onde receberam conhecimentos básicos de ordem unida, e instrução militar geral, bem como Hinos e canções do colégio Tiradentes.
O recebimento da boina marca uma nova etapa na vida dos jovens alunos, que ingressaram no batalhão escolar e firmaram o compromisso com a tradição Tiradentes, fazendo destes, oficialmente alunos do batalhão escolar do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Porto Alegre.