Neste domingo (17), o Batalhão de Choque da PMMA completou 36 anos de existência e serviços prestados em prol da sociedade maranhense.
A história do Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar do Maranhão, começa em meados do mês de setembro do ano de 1979, quando há o início da preparação de um pelotão capaz de fazer frente ou mesmo debelar situações de distúrbios civis no Estado do Maranhão.
Desta forma, foi criado junto a uma Companhia do 1˚ Batalhão da PM, um Pelotão de Choque, com o efetivo de 33 (trinta e três) policiais, passando por treinamento no CFAP – Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – sob o Comando do então 1˚ tenente Nestor Reinaldo Conceição Filho. Posteriormente, esse pelotão foi transformado em Companhia de Choque do 1˚ BPM.
No ano de 1986, através da Lei 4.716 de 17 de abril, é criada a Companhia de Polícia de Choque Independente. Sua finalidade era atender aos serviços extraordinários, inclusive ações de controle de tumultos e policiamento em eventos e praças desportivas, em virtude do efetivo das demais tropas serem empregadas nas missões de policiamento ordinário.
Em 2003, de acordo com o Decreto nº. 20.376 de 29 de março de 2003 a Companhia de Polícia Choque Independente, passou a denominar-se, Batalhão de Missões Especiais – BME, mantendo, no entanto, as suas missões anteriores e seus pelotões transformaram-se em companhias, havendo um marco inicial que foi a criação da Companhia de Operações Especiais.
O então Batalhão de Missões Especiais – Luis Fábio Silva Siqueira, foi transformado em Batalhão de Polícia de Choque (BP Choque), através da Medida Provisória nº 264 de 18 de Dezembro de 2017, publicada no Diário Oficial do Estado do Maranhão nº 234 de 18/12/2017.
Atualmente, o Batalhão de Polícia de Choque tem variada gama de atuação, sendo empregado por exemplo, em situações onde há grave perturbação da ordem pública. O BP CHOQUE é comandado pelo tenente coronel Wellington e está subordinado diretamente ao Comando de Missões Especiais da PMMA.
A tropa do BP Choque tem como lema:
“Pela paz e pela ordem. Choque!”