A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Mara Rosa, desencadeou, nesta terça-feira (19), a Operação Menino de Ouro, que tem como alvo uma associação criminosa especializada em crimes de estelionato na região do Norte Goiano.
Os criminosos utilizavam de maneira sistemática cheques sem fundos e falsificados para negociar a compra de bens imóveis, cabeças de gado, maquinário agrícola e veículos automotores, com a prévia intenção de não honrar com os compromissos.
Assim que captavam uma vítima, os envolvidos repassavam os bens adquiridos de maneira fraudulenta para terceiros, dificultando assim a recuperação dos bens negociados.
O que chamou a atenção dos investigadores foi o crescimento patrimonial dos envolvidos, tendo um deles movimentado cerca de R$ 4 milhões de reais em apenas 6 meses.
Foram cumpridos 05 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, bem como executadas duas prisões em flagrante, além de um bloqueio de bens. Mais de R$ 6 milhões foram apreendidos em cheques e numerários.
Nas casas dos investigados, foram apreendidas 06 armas de fogo, munições diversas, centenas de cheques de terceiros e contratos de compra e venda, entre outros. Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, estelionato, porte de arma de fogo de uso restrito e posse de arma de fogo de uso permitido.
A operação contou com o apoio de policiais civis de Uruaçu e Niquelândia, da Coordenação de Operações e Recursos Especiais CORE/GT3 e do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro/PCGO.