A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), e em parceria com o Instituto Verde Luz, acompanhou o momento do nascimento de mais de 80 filhotes de tartarugas marinhas, na quarta-feira (08), na Praia do Futuro, em Fortaleza.

Juntamente com voluntários do Instituto Verde Luz, que já monitoravam os ninhos das tartarugas, os policiais militares ambientais acompanharam o momento em que os ovos eclodiram, na faixa de areia da praia, e ajudaram os filhotes a alcançarem o mar.

Com a proteção ao meio ambiente e aos voluntários do Instituto Verde Luz, os policiais realizaram um trabalho de ajudar os animais a chegarem ao mar e iniciarem seu ciclo de vida. Os filhotes de tartaruga rompem as cascas dos ovos e nascem após um período de incubação entre 45 a 60 dias, dependendo do calor do sol, do sombreamento e do regime de chuvas e maré onde os ovos foram depositados. Em movimentos sincronizados, os filhotes surgem em conjunto, retirando a areia, até alcançarem a superfície do ninho e correrem em grupo, imediatamente, para o mar.

A saída do ninho ocorre quase sempre à noite, estimulada pelo resfriamento da temperatura da terra. Nessa hora, são menores as chances de eles serem atacados por predadores. Para chegar ao mar, os filhotes se orientam pela luminosidade do horizonte, portanto a ajuda dos policiais do BPMA e dos voluntários do Instituto faz-se necessária: a fim de que não se baseiem pela luz de lâmpadas de postes, por exemplo, e atinjam uma direção errada, sem ser a do mar.

Assessoria de Comunicação da PMCE

 

Fonte: PMCE