Nesta quinta-feira (20), o Colégio Cívico-Militar do Distrito Federal Centro Educacional 07 (CCMDFCed 07), uma das escolas que fazem parte do projeto de Escolas de Gestão Compartilhada, localizada em Ceilândia realizou  uma exposição artística com desenhos e quadros feitos por um aluno autista. 

A exposição aberta para comunidade teve como tema “Vila do Chaves ”  e contou com a participação de toda a comunidade acadêmica do Colégio promovendo a integração entre a Divisão de Ensino e os alunos.

O aluno Bruno Moura Magalhães foi diagnosticado com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). O artista de 19 anos gosta de criar objetos, como relógios, máscaras e histórias em quadrinhos de super heróis, e tem uma grande habilidade com desenhos, incluindo reproduções em telas de pintura.

A iniciativa de criar a mostra de desenhos foi de Rosilene Campos de Carvalho, professora responsável por acompanhar o aluno na instituição. “Quando cheguei aqui comecei a ver o talento dele, as pinturas dele, aí ele falou que amava a Turma do Chaves e eu falei ‘bora fazer um quadro?’. De um quadro passou pra dois e ele foi me mandando fotos que achava interessante e fomos construindo essa ideia”, conta a educadora.

De acordo com o diretor disciplinar da Escola Compartilhada CCMDFCed 07, capitão Lindomar, essa atitude e o trabalho de cada aluno deve ser valorizado, o que é importante para a construção da identidade de cada um. Independente da idade a criança deve se sentir integrada aos espaços escolares. Afinal, a socialização dos conhecimentos adquiridos faz parte do processo de aprendizagem. “O reconhecimento da comunidade é um estímulo para que o aluno se empenhe em produzir o seu melhor”, afirma o capitão.

Cívico-militar

O modelo de compartilhamento de ensino é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública-DF e a Secretaria de Educação. Desta forma, a SSP/DF é responsável pela gestão disciplinar, empregando o efetivo da Polícia Militar do DF (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) na coordenação de atividades extracurriculares e nas ações disciplinares voltadas à formação cívica, moral e ética do corpo discente, objetivando o bem-estar social.

Já a Secretaria de Educação responde pela gestão administrativa e pedagógica das escolas e pelo cumprimento da proposta pedagógica, conforme a Lei de Diretrizes Educacionais.