POR: ASCOM/PCMA
A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Supervisão de Apoio e Assistência Biopsicossocial, promoveu na tarde da última terça-feira (25), no Centro Administrativo da PC-MA, no bairro Madre Deus, em São Luís, a 2ª etapa de uma ação alusiva à campanha Outubro Rosa que trouxe como tema, “Diálogo de Saúde e Segurança – Outubro Rosa: Vamos falar de Câncer de Mama?”. O objetivo da ação é informar sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Na ocasião, participaram do evento o enfermeiro Wilandson Neponuceno Martins, Supervisor da Oncologia do Hospital São Domingos, a pediatra Patrícia Sabino Lacerda, além da Psicóloga Carolina Abreu, chefe da Supervisão de Apoio e Assistência Biopsicossocial e do pastor Sergio de Sousa , da Capelania da PC-MA.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil.
A psicóloga Carolina Abreu, pontuou a importância de promover a ações desta natureza para os servidores como forma de prevenir através do diálogo. O encontro tem a missão de potencializar o trabalho do auto cuidado no âmbito da prevenção de saúde como alerta de serviço de utilidade pública”, disse Carolina Abreu.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil.
Segundo os especialistas em oncologia, quanto mais cedo um tumor invasivo é detectado e o tratamento é iniciado, maior a probabilidade de cura. Embora seja um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer de mama pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença. Um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado se for descoberto logo no início.