Policiais Militares assumem diretoria do Instituto Chico Mendes

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, usou o Twitter para anunciar a nomeação dos quatro novos diretores do ICMBio. São eles: Fernando Lorencini, Marcos Simanovic, Marcos Aurélio Venâncio e Marcos José Pereira. Todos são da Polícia Militar de São Paulo. “Ao agradecer a dedicação e empenho dos que até então compuseram as diretorias do ICMBIO, tenho a alegria de anunciar os novos diretores: Coronel Lorencini, Tenente Coronel Simanovic, Major Marcos Aurélio e Major Marcos José, que junto ao Coronel da Homero farão um grande trabalho”, escreveu o ministro.

O anúncio das novas contratações ocorre pouco depois de os diretores do órgão ambiental pedirem exoneração nesta quarta-feira, 24. Eles seguiram o exemplo do ambientalista Adalberto Eberhard, então presidente do instituto, que pediu demissão na semana passada. Outros sete militares estão abrigados no ministério: general Nader Motta, como secretário de Orçamento; brigadeiro Camerini, como secretário de Biodiversidade; os coronéis Mário, Maniscalco e Araújo, como assessores do ministro; coronel Sappi, como corregedor da pasta, e coronel Mendes, como corregedor do ICMBio.

O Exército, A Marinha e A Aeronáutica, juntamente com algumas Forças de Segurança, dentre elas, Corpo de Bombeiros do DF e Polícia Militar do Estado de São Paulo, demonstram que compreendem que “política se faz com ocupação de espaço de poder”. Compreendem também que não existe vácuo. Se não ocuparem, outros ocuparão. Lembrando que o Estado de São Paulo elegeu vários policiais militares para o Congresso Nacional, dentre senadores e deputados federais, além de deputados estaduais e vereadores.

Com informações do Jornal O Estado de São Paulo/Estadão.