O delegado da Polícia Civil de Goiás Vytautas Zumas palestrou, na manhã desta segunda-feira (30), para o Centro Cibernético Policial da Policia Nacional da Colômbia, em evento do governo daquele país, em parceria com o maior exchange de criptoativos do mundo, a Binance.

Em sua fala, o coordenador do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro da PCGO abordou como a tecnologia blockchain, em que pese ser utilizada para o cometimento de crimes, constitui-se de poderosa ferramenta para a repressão a tais desvios de conduta. Ainda, apresentou o projeto e a plataforma, criados em 2020, no Ministério da Justiça, da Blocksherlock, que já auxilia mais de mil investigadores de 83 países na repressão a delitos envolvendo tal ecossistema.

Junto a Vytautas, o papiloscopista policial de Goiás Leonardo Gomes dos Santos, atualmente mobilizado ao Núcleo de Operações com Criptoativos do Ministério da Justiça, complementou com sua experiência na unidade e demonstrou como investigações podem se valer de ferramentas disponíveis em fontes abertas. O evento ocorre durante todo o dia 30, em Bogotá, Colômbia.