Uma cadela foi resgatada por equipes do Corpo de Bombeiros do DF que atuaram no combate a incêndio em um apartamento no Setor Sudoeste, nesta terça-feira (27/08/2019). Segundo a corporação, o animal estava sozinho no imóvel, na SQSW 300.
A unidade foi tomada por fumaça e chamas altas. O socorro recebeu reforços e foi feita a pressurização do sistema de hidrante de parede do edifício, o que possibilitou o combate direto às labaredas. O edifício precisou ser evacuado durante a ação. O animal foi entregue ao proprietário sem queimaduras, apenas assustado.
Os bombeiros informaram que o incêndio foi de proporção média, queimando os móveis e eletrodomésticos da sala de estar e de jantar. Outros cômodos também tiveram danos parciais (derretimento de peças plásticas, carbonização das paredes e danos ao forro de gesso) devido ao calor intenso e ao deslocamento da massa de fumaça no interior da residência.
As causas do incêndio serão apuradas pela perícia, que foi acionada pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
O CBMDF orienta a população a adotar medidas simples que podem prevenir incêndios ou minimizar seus danos:
Aos moradores:
– controlar fontes de ignição;
– não sobrecarregar tomadas;
– monitorar aparelhos que estejam recarregando baterias (celulares, notebooks, power banks e outros), não os deixando sobre superfícies que se inflamem facilmente e desconectando-os caso vá se ausentar;
– desligar a rede elétrica e de gás em caso de ausências prolongadas;
– sempre desligar os queimadores do fogão, por menor que seja a ausência;
– manter, em caso de ausência, as portas internas (quartos, banheiros, guarda-roupas, etc) fechadas, para que, em caso de incêndio, haja compartimentação do fogo.
Aos síndicos:
– repassar orientações de prevenção aos moradores e funcionários;
– manter sempre em condições de uso os sistemas de proteção contra incêndio do prédio (alarme, iluminação, hidrantes, extintores, para-raios);
– não permitir obstruções nas rotas de fuga (saídas de emergência).
Informações do Jornal Metrópoles