O desfile de 7 de setembro vai mudar o trânsito na Esplanada dos Ministérios. A partir das 5h de sábado (7/9) o fluxo de veículos será fechada nos dois sentidos. A via S1 estará bloqueada a partir da L2 Sul, para onde o trânsito será desviado. A alça leste da Rodoviária do Plano Piloto estará liberada para o trânsito de ônibus.
A via N1 será fechada a partir da L4 Norte, próximo ao Batalhão do Corpo de Bombeiros. As vias N2 e S2 estarão liberadas para o trânsito de veículos e os estacionamentos poderão ser utilizados. Intervenções pontuais e rápidas serão necessárias na via N2, apenas para passagem dos carros blindados.
Quem for ao evento vai precisar passar por revistas. Haverá linhas de policiais próximo à Catedral, na altura da Alameda das Bandeiras e próximo às escadas dos ministérios, nos dois lados na Esplanada. As três primeiras escadas a partir o Ministério da Justiça estarão interditadas e o quadrante entre o Teatro Nacional e a L2 Norte estará reservado para os ônibus que levarão os participantes ao desfile.
Além disso, estão proibidos objetos perfurantes ou cortantes, como vidros, fogos de artifício, hastes para bandeiras, e qualquer outro material que possa causar ferimento. Outra restrição é o uso de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada.
Atuação de forma integrada
As forças de segurança do Distrito Federal atuarão de forma integrada. O evento será monitorado, em tempo real, por meio das câmeras de videomonitoramento, distribuídas na área central de Brasília e enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF).
O Centro, de gestão compartilhada, reúne 21 órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal voltadas para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização. Além destas instituições, representantes do Governo Federal também participarão do monitoramento no Centro.
Confira quais são os itens proibidos no desfile
Fogos de artificio e similares; Armas em geral; Apontador a Laser ou similares; Artefatos explosivos; Sprays e aerossóis; Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar ou não bandeiras, cartazes etc; Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade; Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo; Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira; Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo; Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (a exemplo: tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas); Quaisquer outros itens por motivo de segurança; Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24 hs da Operação, pela PMDF e/ou SSP/DF e/ou GDF.
Informações do Jornal Correio Brasiliense