Em 2023, o Maio Amarelo completa uma década. O programa anual é a principal campanha, em nível nacional, de prevenção de acidentes fatais no trânsito. Desde sua criação, o primeiro trimestre de 2023 foi o período em que houve o menor registro de acidentes fatais no Distrito Federal, com 47 vítimas, segundo o Departamento de Trânsito do DF (Detran).

Conforme o relatório, o número é 27% menor quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 65 óbitos desta categoria. A queda histórica no número de vítimas é reflexo das ações do Detran, aplicadas no decorrer desses anos. As medidas são direcionadas sempre ao motorista, ao pedestre e ao ciclista.

A diretora de educação de trânsito do Detran, Paula Nunan explica que “as pesquisas e os dados são o que nos guiam. Por meio dessas estatísticas, a gente analisa os locais em que há focos de acidente para traçar ações educativas à população daquela região”.

Mesmo sendo oficializada no mês de maio, às ações educativas e preventivas ocorrem de maneira contínua em todas as regiões do DF e durante todo o ano. No entanto, a campanha é aplicada com mais intensidade nos locais onde há maior registro de acidentes e de maneira mais intensificada.

Com o objetivo de diminuir ainda mais o número de vítimas fatais no DF, o Detran prevê a realização de cerca de 150 atividades durante todo o mês de maio.

“São iniciativas bastante diversificadas, como o passeio ciclístico em Águas Claras, no aniversário da cidade, campanhas em portas de escolas e nas universidades e blitzes educativas; palestras em locais com grande circulação”, destaca Paula Nunan.